Dormes bem? Semana do Sono no DF abre debate sobre impactos de noites mal dormidas

Evento no Hospital Regional da Asa Norte inicia programação gratuita para conscientização sobre insônia, que atinge 31,1% dos adultos locais

Por Kleber Karpov

A Semana do Sono 2026 teve início na última sexta-feira (13/Mar) no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no Distrito Federal, com o objetivo de conscientizar a população sobre os graves impactos da privação de sono na saúde. A iniciativa ocorre em um cenário onde 31,1% dos adultos brasilienses relatam sofrer de insônia, segundo dados da Secretaria de Saúde do DF. A programação, que segue até a próxima quinta-feira (19/Mar), é gratuita e busca orientar sobre sintomas e hábitos para noites reparadoras.

Um em cada três adultos sofre de insônia no DF

O problema do sono no Distrito Federal alcança números expressivos. De acordo com o mais recente perfil epidemiológico sobre o hábito de vida do brasiliense, divulgado este ano pela Secretaria de Saúde (SES-DF), 31,1% da população adulta sofre com insônia. O levantamento revela ainda que 20% dos entrevistados afirmam dormir menos de seis horas por noite, período considerado insuficiente por especialistas.

Os dados foram coletados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), um programa do Ministério da Saúde. O sistema compilou informações relativas ao período de 2006 a 2024. Os indicadores específicos sobre a duração e a qualidade do sono, no entanto, passaram a ser monitorados apenas a partir de 2024.

Causas e consequências para a saúde

Géssica Andrade, pneumologista e médica do sono do Hran participa da palestra da Semana do Sono 2026 ocorre até 19 de março no auditório central do Hran. As atividades são gratuitas e abertas à população. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

A pneumologista e médica do sono do Hran, Géssica Andrade, alerta que os hábitos de vida modernos são um dos principais vilões. A exposição à luz de telas e a falta de uma rotina são fatores que prejudicam a produção de melatonina, hormônio essencial para a regulação do sono.

“É nesse ponto que precisamos chamar a atenção. Muitas vezes, a insônia é causada por nossos hábitos. A exposição excessiva à luz emitida por telas de celulares, televisores e tablets, mesmo a iluminação artificial, inibe a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo sono-vigília. Além disso, a ausência de uma rotina ideal de sono contribui para o desenvolvimento da insônia”, explica a pneumologista e médica do sono do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Géssica Andrade.

Os efeitos de noites mal dormidas se manifestam tanto no curto quanto no longo prazo. Andrade destaca que, além da sonolência diurna e do déficit de atenção imediatos, a privação crônica de sono está associada ao desenvolvimento de doenças graves.

“Inicialmente, a privação de sono pode causar sonolência diurna, comprometimento da memória e déficits de atenção. A longo prazo, podem surgir hipertensão, diabetes e distúrbios do humor, como depressão e ansiedade. Todas essas condições estão associadas à má qualidade do sono”, elenca Andrade.

Semana de conscientização no Hran

No primeiro dia, especialistas falaram sobre a importância do sono para a saúde como um todo e o papel da melatonina no organismo. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

A Semana do Sono 2026 é um movimento nacional, e no DF as atividades se concentram no auditório central do Hran, de 13 a 19 de março. A iniciativa tem como objetivo central ajudar a população a reconhecer os sintomas de um sono de má qualidade e a entender quando é necessário procurar ajuda especializada. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação visa também a promoção de bons hábitos para noites mais reparadoras, destacando como uma rotina de sono adequada pode prevenir diversas doenças. No primeiro dia do evento, especialistas abordaram a importância do sono para a saúde geral e o papel da melatonina no organismo.

Confira aqui a programação dos próximos dias.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV até dezembro

Por Kleber Karpov A campanha de vacinação contra o papilomavírus...

Celina Leão mantém liderança de intenções de voto para GDF em dois cenários

Por Kleber Karpov Levantamento realizado entre 1º e 3 de...

Vacina contra gripe: não há previsão para ampliar público-alvo no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Quero descansar”: Ibaneis Rocha anuncia desistência de corrida ao Senado

Por Kleber Karpov O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

CCJ da Câmara aprova fim da aposentadoria como punição para juízes

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...

Alunas vencem concurso internacional com projeto sobre câncer de mama

Por Kleber Karpov Quatro alunas de um colégio em Jundiaí,...

CIL: Prazo de inscrições para cursos de línguas é prorrogado até 12 de julho

Por Kleber Karpov As inscrições para os cursos dos centros...

Destaques

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV até dezembro

Por Kleber Karpov A campanha de vacinação contra o papilomavírus...

Celina Leão mantém liderança de intenções de voto para GDF em dois cenários

Por Kleber Karpov Levantamento realizado entre 1º e 3 de...

Vacina contra gripe: não há previsão para ampliar público-alvo no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Quero descansar”: Ibaneis Rocha anuncia desistência de corrida ao Senado

Por Kleber Karpov O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

CCJ da Câmara aprova fim da aposentadoria como punição para juízes

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...