Itália pede informações a Alexandre de Moraes sobre sistema prisional para extradição de Carla Zambelli

Questionamentos sobre condições carcerárias devem ser respondidos até 14 de dezembro

Por Kleber Karpov

A Justiça da Itália enviou, nesta segunda-feira (08/Dez), uma lista de questionamentos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), referentes à infraestrutura do sistema penitenciário brasileiro. Os esclarecimentos são etapa obrigatória para a análise do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O magistrado tem até o dia 14 de dezembro para encaminhar as respostas. A solicitação oficial foi intermediada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.

As autoridades italianas buscam garantias de que a parlamentar não será submetida a condições degradantes caso seja entregue ao Brasil. O procedimento é padrão em processos de extradição envolvendo países da União Europeia.

Invasão do CNJ

Carla Zambelli é apontada pelas investigações como autora intelectual da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação criminosa envolveu a emissão de um mandado de prisão falso contra o próprio Alexandre de Moraes.

O hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que confessou a autoria e confirmou ter agido sob comando da deputada. O pedido de extradição foi oficializado pelo STF em 11 de junho e encaminhado ao governo italiano pelo Itamaraty.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Destaques

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...