Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, nesta terça-feira (02/Dez), um curso online voltado à qualificação de profissionais na Linha de Cuidado para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Doméstica e Familiar. O anúncio ocorreu durante um evento de boas práticas na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A iniciativa visa padronizar o acolhimento e o tratamento de sobreviventes na rede pública.
Abrangência
Desenvolvida em parceria com a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF), a capacitação abrange desde a promoção da saúde e prevenção de agravos até a assistência e reabilitação. O programa busca sensibilizar os servidores sobre a complexidade do tema, instrumentalizando-os tecnicamente para oferecer um suporte adequado.
A subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, ressaltou a relevância da educação permanente para a melhoria do serviço. O foco principal recai sobre a necessidade de preparar as equipes para lidar com situações sensíveis que exigem resposta rápida e técnica.
Organização da rede
O conteúdo programático define o itinerário terapêutico e mapeia os pontos de atenção dentro do sistema de saúde. A proposta organiza competências e responsabilidades em cada nível da rede, oferecendo estratégias para gestores e técnicos.
O objetivo é garantir que o fluxo de atendimento funcione de maneira integrada, evitando a revitimização dos pacientes que buscam socorro nas unidades do DF. “A capacitação destaca o acolhimento humanizado e ético, com vistas à integralidade do atendimento com uma abordagem biopsicossocial. Isso inclui terapias, medicamentos, atendimentos e redução de danos e agravos em saúde”, explicou Elizabeth Maulaz, coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência (RAV).

Inscrições e metodologia
A formação discute o planejamento específico para cada Região de Saúde, respeitando princípios como equidade e regionalização. O curso aborda ainda a utilização de sistemas de informação para monitoramento de casos e regulação do acesso a serviços especializados.
As inscrições estão abertas a todos os servidores da pasta e integrantes da rede intersetorial que atuam no enfrentamento à violência. O material serve como subsídio para o monitoramento e a avaliação contínua dos serviços prestados à população.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










