DF inicia vacinação de gestantes contra vírus causador da bronquiolite

Imunizante gratuito no SUS protege recém-nascidos e é indicado a partir da 28ª semana

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou, nesta quarta-feira (03/Dez), a campanha de vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A imunização, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tem como público-alvo mulheres a partir da 28ª semana de gestação e visa prevenir casos graves de bronquiolite em recém-nascidos.

O esquema vacinal consiste em uma dose única, recomendada a cada nova gestação. A pasta estabeleceu a meta de imunizar 80% do público elegível. O mecanismo de ação baseia-se na transferência de anticorpos da mãe para o feto através da placenta, garantindo proteção ao bebê logo após o nascimento.

Gestante Stéphane Aparecida Ribeiro, 30, agradeceu a chegada da vacina: “É uma vacina muito cara a eu estava ansiosa para chegar no SUS”. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Estudos clínicos citados pelo Ministério da Saúde apontam que a vacinação materna possui eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros três meses de vida da criança.

“A vacina materna contra vírus sincicial respiratório é muito importante para prevenção da bronquiolite nos bebês. Quando a gestante toma a vacina, por meio da placenta é feita a transferência de anticorpos e o bebê já nasce imunizado”, explicou Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.

Economia e acesso

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a receber as doses adquiridas pelo governo federal, totalizando 9.465 unidades no lote inicial. A inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um impacto econômico significativo para as famílias, visto que o imunizante chega a custar R$ 1,5 mil na rede privada.

Nas unidades de saúde, as equipes realizam também a atualização da caderneta de vacinação das gestantes. A dose contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes, como os de influenza e covid-19.

Impacto na saúde infantil

O VSR é o agente etiológico responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. O cenário epidemiológico nacional reforça a necessidade da medida preventiva.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus. Deste total, mais de 35,5 mil hospitalizações ocorreram em crianças com menos de dois anos, o que corresponde a 82,5% das ocorrências graves.

Clique aqui e confira os locais de vacinação.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Guará sedia projeto que levará mais de 4 mil livros às escolas do DF

Por Kleber Karpov A Escola Classe 2 do Guará será...

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

Destaques

Guará sedia projeto que levará mais de 4 mil livros às escolas do DF

Por Kleber Karpov A Escola Classe 2 do Guará será...

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...