Por Kleber Karpov
Brasília foi palco, neste domingo (30), da 8ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. O ato ocupou o Parque da Cidade com o objetivo de intensificar o debate público sobre a violência de gênero e fortalecer a rede de proteção às vítimas.
Liderada pelo grupo Mulheres do Brasil com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa destacou a importância da educação e da mudança de mentalidade social. A vice-governadora Celina Leão esteve presente e ressaltou que a denúncia é o passo inicial indispensável para a eficácia das políticas públicas.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou o compromisso do executivo local com a tolerância zero para agressões. A estrutura do evento ofereceu acolhimento, materiais informativos e até aulas de defesa pessoal para as participantes.
Cenário nacional
A manifestação ocorre em um momento crítico para a segurança feminina. Dados apresentados durante o ato apontam que o Brasil registrou 1.450 feminicídios em 2024, enquanto mais de 21 milhões de brasileiras relataram ter sofrido algum tipo de violência no último ano.
Durante a caminhada, sobreviventes compartilharam suas histórias. Juliana Garcia, vítima de uma tentativa de feminicídio, relatou ter sofrido 61 socos e usou sua experiência para pedir o fim da impunidade e incentivar outras mulheres a romperem o silêncio. “Trabalhamos com políticas públicas e serviços de acolhimento. Aqui no DF, não vamos tolerar nenhum tipo de violência”, afirmou Giselle Ferreira.

Ações integradas
Além da marcha, o evento promoveu atividades culturais e espaços de escuta, buscando integrar a comunidade na luta contra a violência invisível. A ação integra um movimento internacional de conscientização.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










