Por Kleber Karpov
O programa “Agora Tem Especialistas”, coordenado pelo Ministério da Saúde, encerrou seu primeiro ciclo de 30 dias de operação com um saldo de mais de 26 mil procedimentos realizados. As unidades móveis conseguiram zerar a fila de espera por diagnósticos de câncer de mama e exames ginecológicos em sete municípios, além de restabelecer a visão de centenas de pacientes por meio de cirurgias oftalmológicas.
As carretas atuaram inicialmente em 32 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país, com foco em áreas do interior e periferias com alta demanda reprimida. A estratégia eliminou a demanda represada por mamografias e ultrassonografias pélvicas e transvaginais em localidades como Ceilândia (DF), Patos (PB), Arapongas (PR), Humaitá (AM), Japeri (RJ) e Garanhuns (PE).
Em Ribeirão Preto (SP), cidade que recebeu a primeira unidade oftalmológica do projeto, a equipe médica realizou 1.085 cirurgias. O mutirão atendeu todos os pacientes que aguardavam por cirurgia de catarata no local, resultando na recuperação da visão de 720 pessoas.
Saúde da mulher
Os dados do Ministério indicam que 60% dos 26.040 procedimentos executados referem-se ao diagnóstico precoce de câncer de mama e avaliações ginecológicas. A iniciativa também utilizou a tecnologia para ampliar o alcance assistencial, registrando 1.128 teleconsultas médicas voltadas à saúde feminina.
A ação ocorre em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e visa reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a unidade instalada no Morro do Alemão (RJ) nesta sexta-feira (28) para apresentar os resultados.
“Aqui, na carreta do Agora Tem Especialistas, uma mulher com suspeita de câncer tem a oportunidade de fazer os exames necessários para iniciar o tratamento. E após o exame, se houver qualquer alteração, a gente já encaminha para realizar a biópsia”, afirmou Alexandre Padilha.
Expansão da rede
A estratégia prevê a operação de 150 carretas até o final de 2026, além da implementação de mutirões e parcerias com o setor privado. Um novo ciclo de atendimentos teve início nesta sexta-feira (28) em 16 cidades.
Entre os novos locais contemplados estão Lábrea (AM), São Cristóvão (SE), Taiobeiras (MG), Abaré e Juazeiro (BA), Três Lagoas (MS) e Macapá (AP). Atualmente, o programa totaliza 35 carretas em atividade em 22 estados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










