Banco Central aprova Nelson Souza como novo presidente do BRB

Executivo promete choque de gestão e fortalecimento da governança após aval da autoridade monetária

Por Kleber Karpov

O Banco Central (BC) homologou, nesta quarta-feira (26/Nov), o nome de Nelson Antônio de Souza para a presidência do Banco de Brasília (BRB). A aprovação pela autoridade monetária ocorre após sabatina na Câmara Legislativa (CLDF) e indicação oficial pelo governador Ibaneis Rocha. O gestor assume o cargo com o objetivo de implementar melhorias nos controles internos e garantir a solidez da instituição financeira estatal.

A validação pelo BC sucede o aval político recebido no legislativo local. Os deputados distritais aprovaram a indicação em plenário na tarde de terça-feira (25 de novembro), após análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. O nome foi escolhido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), acionista majoritário, e comunicado ao mercado na semana anterior.

Gestão e prioridades

Com mais de quatro décadas de experiência no setor financeiro, o novo presidente estabeleceu três pilares para a administração: resultados, pessoas e governança. Souza destacou a intenção de promover ajustes administrativos e atuar em cooperação com órgãos de controle para assegurar a transparência das operações.

“Meu compromisso é defender o BRB e trabalhar junto com os mais de cinco mil empregados do Conglomerado BRB para fazer com que a instituição siga sendo forte, sólida e que dê ainda mais orgulho à população de Brasília. Faremos um choque de gestão, em parceria com os órgãos de controle, sempre observando a legislação”, afirmou Nelson Souza.

Trajetória profissional

Paulistano com raízes no Piauí, o executivo possui graduação em Letras e Psicologia, além de MBAs em Consultoria Empresarial e Marketing. A carreira teve início no Banco do Brasil e seguiu na Caixa Econômica Federal, onde ingressou por concurso em 1979. Na estatal federal, ocupou a vice-presidência de Habitação e chegou à presidência em 2018.

O currículo inclui ainda o comando do Banco do Nordeste (BNB), da BrasilCap e da agência de fomento Desenvolve SP. Antes de assumir a missão no BRB, Nelson Souza ocupava a vice-presidência da bandeira de cartões Elo. Ele reforçou que deve priorizar a liquidez e a gestão de riscos na nova função.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

Destaques

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

MPDFT atua para prevenir candidaturas fictícias e violência política de gênero nas eleições de 2026

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...