Hospital de Samambaia amplia em 50% capacidade de atendimento com entrega novo centro cirúrgico

Renovação estrutural incorpora equipamento para exames complexos e amplia sala de recuperação anestésica

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) finaliza a reforma do centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que retoma as atividades com a capacidade operacional ampliada em 50%. A unidade, que passou por intervenções estruturais desde agosto, recebeu modernização na infraestrutura e novos equipamentos para realizar procedimentos de maior complexidade e reduzir a fila de espera.

Durante o período de obras, a unidade manteve os atendimentos essenciais nas áreas de obstetrícia, ginecologia e Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes agendados para cirurgias eletivas foram direcionados temporariamente ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde as equipes médicas realizaram 110 procedimentos para garantir a continuidade do tratamento.

Segundo a diretora hospitalar Elielma Almeida, o deslocamento dos profissionais para a unidade vizinha permitiu que o cronograma de atendimentos não sofresse interrupções críticas. O retorno dos pacientes ao HRSam ocorreu logo após a fase cirúrgica para o período de recuperação.

Modernização tecnológica

A principal inovação do novo espaço é a incorporação de um arco cirúrgico, equipamento que viabiliza a realização de exames complexos como a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). O procedimento, antes restrito ao Hospital de Base e ao HRT, passa a integrar o portfólio de serviços de Samambaia.

A tecnologia amplia a capacidade diagnóstica e terapêutica da unidade, que já atua como referência em cirurgias de vesícula e hérnia. O centro cirúrgico realiza rotineiramente colecistectomias, hernioplastias, vasectomias e intervenções ginecológicas, além de oferecer suporte a casos de emergência.

Adequação estrutural

As intervenções incluíram a transformação de antigas áreas administrativas em salas cirúrgicas e a expansão da sala de recuperação anestésica. A diretora administrativa da Região de Saúde Sudoeste, Izabela Alves, destaca que o aumento do suporte pós-operatório é essencial para garantir fluxo e segurança, evitando gargalos no atendimento.

A reestruturação abrangeu ainda a Central de Materiais Esterilizados (CME), que recebeu novo sistema de climatização, rede de gases medicinais e renovação do piso. “Estamos muito satisfeitos, porque agora podemos oferecer um atendimento maior, com qualidade, e garantir uma assistência ainda melhor aos pacientes”, afirmou a enfermeira Aparecida Keilly Silva.

A direção informa que a parte assistencial da obra está concluída, restando apenas a instalação técnica de equipamentos específicos que exigem calibragem de precisão.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...

União Europeia veta carne brasileira a partir de setembro

Por Kleber Karpov A União Europeia (UE) oficializou, em 05/Jun/2026,...

Decisão do TJDFT fixa prazo para adequação de cargos em administrações regionais

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou, em...

Alexandre de Moraes valida acordo que suspende ação contra deputado réu por 8/1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...