Por Kleber Karpov
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (25/Nov), por 16 votos favoráveis e seis contrários e duas ausências, a indicação de Nelson Antônio de Souza para a presidência do Banco de Brasília (BRB). Algumas horas antes, a validação do nome, encaminhado pelo governador Ibaneis Rocha, ocorreu por mais cedo pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) por unanimidade após sabatina realizada pelos parlamentares.

Transparência e auditoria
A gestão do BRB enfrenta escrutínio público devido a denúncias sobre operações financeiras envolvendo o Banco Master. O tema dominou parte dos questionamentos durante as quase três horas de arguição. Souza comprometeu-se a analisar a situação da instituição e as auditorias em curso logo que assumir o cargo.
O executivo assegurou que deve retornar à Câmara para prestar esclarecimentos detalhados. “Se encontrar algo que precisa ser mudado ou revisto, com certeza será alterado”, garantiu Souza.
Independência de gestão
Questionado sobre possíveis interferências externas, o indicado defendeu a necessidade de separar a dimensão técnica da política. Ele reforçou que a atuação à frente do banco público deve priorizar a legalidade e o respeito aos órgãos de controle. “O banco é público e deve transparência de todos os seus atos”, pontuou, ao rejeitar a submissão a pressões políticas.
Repercussão parlamentar
A oposição, representada por deputados como Fábio Felix (Psol), Chico Vigilante (PT) e Dayse Amarílio (PSB), criticou o que classificaram como uso político e eleitoral da instituição. Os parlamentares cobraram rigor na apuração do que chamaram de escândalo nas operações com o Banco Master.
Souza prometeu manter um canal aberto com o Legislativo, com prestações de contas semestrais ou sempre que convocado. A reunião contou com a presença de diversos membros da comissão, incluindo o deputado Eduardo Pedrosa (União) e Jorge Vianna (PSD).
Perfil técnico
Nelson de Souza possui 45 anos de experiência no mercado financeiro. O currículo do executivo inclui a presidência de instituições como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste. Atualmente, ele exerce a função de vice-presidente de negócios da bandeira de cartões Elo.
Radicado em Brasília desde 2003, o indicado tem formação em Letras e Psicologia, além de especializações em administração, marketing e consultoria empresarial. Durante a apresentação aos distritais, ele afirmou que pretende encarar a missão com responsabilidade e serenidade.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










