Por Kleber Karpov
A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou, nesta sexta-feira (21/Nov), um novo cenário de violência crítica na Faixa de Gaza. As equipes médicas da entidade atuam no socorro a civis gravemente feridos após ataques aéreos e incursões de drones israelenses registrados desde o dia 19 de novembro.
Os profissionais de saúde relatam o ingresso contínuo de pacientes com quadros severos, incluindo fraturas expostas e ferimentos por bala na cabeça e nos membros. O relatório destaca a presença significativa de mulheres e crianças entre os atingidos.
“A primeira vítima foi uma mulher com uma lesão na perna. Pouco depois, uma menina de nove anos chegou com um ferimento no rosto causado por tiros dos drones”, relatou Zaher, enfermeira que atua em uma clínica móvel na cidade de Gaza.
Relatos e infraestrutura
As equipes de MSF operam em clínicas móveis e unidades de saúde, incluindo os hospitais Kamal Adwan, Al Shifa e Nasser (Khan Younis). Mohammed Malaka, paciente atendido no hospital Al Shifa, descreveu o impacto dos mísseis que atingiram as tendas de desabrigados.
“Ouvi o som de um míssil e, em seguida, de um segundo míssil. Depois disso, perdi a consciência. Quando abri os olhos, vi meu pai e meus três irmãos no chão, cobertos de sangue e poeira por toda parte”, disse Malaka.
Balanço da violência
Segundo dados do Ministério da Saúde local, a recente onda de ataques resultou em mais de 300 mortes e aproximadamente 760 feridos desde 11 de outubro de 2025. O cenário agrava a crise humanitária, onde a população deslocada enfrenta o inverno rigoroso sem acesso a itens de necessidade básica. A MSF reiterou o apelo pela proteção imediata de civis e instalações médicas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










