Por Kleber Karpov
O Banco de Brasília (BRB) negou que a instituição tenha sofrido bloqueio de bens no âmbito da Operação Compliance Zero nesta terça-feira (18/Nov). A diretoria do banco comunicou que a Justiça Federal retificou a decisão inicial sobre o caso. A determinação esclarece que a restrição de R$ 12,2 bilhões não atinge o patrimônio da pessoa jurídica. O bloqueio recai apenas sobre pessoas físicas e outras empresas sob investigação.
A 10ª Vara Federal de Brasília emitiu o esclarecimento para diferenciar a responsabilidade dos dirigentes daquela atribuída ao banco. A instituição financeira divulgou trecho da decisão judicial em nota oficial. O texto informa que a eventual responsabilidade de dirigentes não se confunde com a da pessoa jurídica.
A gestão do BRB reforçou que nenhum bem ou valor da entidade sofreu constrição. A nota oficial destaca o compromisso com a transparência e o cumprimento das normas do sistema financeiro nacional. A medida judicial restringe-se aos alvos específicos da investigação citados nos autos.
Mudança na presidência
O juiz responsável pelo caso determinou o afastamento temporário de Paulo Henrique Costa da presidência do banco. A medida também atinge Dario Oswaldo Garcia Júnior, diretor de Finanças e Controladoria. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a saída definitiva de Costa da gestão do BRB e indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero para assumir o comando da instituição.
O indicado atua como superintendente da Caixa e deve substituir o gestor afastado por determinação judicial. A nomeação de Cavalhero depende ainda de aprovação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. O servidor de carreira da instituição estatal aguarda a validação do nome para o início das atividades.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










