Por Kleber Karpov
Um projeto pioneiro no setor privado de educação brasileiro será implementado no Distrito Federal, com a integração formal e estruturada de Inteligência Artificial (IA) em sala de aula. A iniciativa, liderada pelo educador e empresário Thiago Gomes, será inaugurada em 2026 em uma das unidades da rede Maple Bear, em Águas Claras. A escola se tornará a primeira do país a incorporar robôs humanoides e quadrúpedes, plataformas digitais exclusivas e formação docente específica ao seu currículo regular.
O projeto surge em um contexto de massificação da IA no cotidiano dos brasileiros, com 97% das pessoas conectadas afirmando possuir algum entendimento sobre a tecnologia, e 70% a utilizando semanalmente, conforme pesquisa da Opinion Box e CX Brain realizada em 2025. No ambiente escolar, o uso também se intensificou: o levantamento TIC Educação de 2025 revelou que sete em cada dez estudantes do ensino médio já recorreram a ferramentas de IA generativa para pesquisas escolares.
Na unidade de Águas Claras, os alunos terão contato com um robô humanoide e um robô quadrúpede. Os equipamentos atuarão no ambiente de ensino com funções lúdicas, pedagógicas e inclusivas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. Entre as competências estimuladas estão a criatividade, o pensamento crítico, a programação e o bilinguismo aplicado ao contexto da tecnologia.
Paralelamente, o projeto prevê a disponibilização da plataforma THink.AI para os estudantes. Por meio da plataforma, os alunos terão acesso a atividades supervisionadas que incluem redação criativa, matemática, produção multimídia e pesquisas.
O empresário Thiago Gomes, Fundador e Presidente das unidades da Maple Bear em Águas Claras, Valparaíso e Anápolis, ressaltou o papel central do estudante no novo modelo pedagógico.
“Queremos que nossos alunos sejam protagonistas no uso responsável e criativo da Inteligência Artificial. A ideia não é substituir professores ou conteúdos, mas usar a tecnologia como aliada na aprendizagem, estimulando pensamento crítico, resolução de problemas e inovação”, afirmou Gomes.
A implementação do projeto também leva em conta as lacunas formativas existentes no país. Embora o debate sobre o uso responsável da IA já esteja presente na pauta de 68% dos gestores escolares, que realizaram reuniões com professores, apenas 32% dos estudantes receberam orientação formal sobre a aplicação pedagógica da Inteligência Artificial em sala de aula.
Em razão disso, o corpo docente está sendo submetido a um processo de formação prática e especializada. Os professores são capacitados para usar a IA como ferramenta de apoio no planejamento, na redução de tarefas burocráticas e na aplicação de metodologias de ensino inovadoras.
Gomes destacou que a iniciativa alinha o Brasil às tendências globais de inovação educacional, já adotadas por países como China, Emirados Árabes e Estados Unidos. O fundador da rede Maple Bear enfatizou a importância de preparar os estudantes de maneira integral.
“Integrar essa tecnologia ao nosso modelo pedagógico é preparar os alunos para o futuro sem abrir mão da essência da nossa missão. Educação não é apenas transmissão de saberes, mas uma herança transformadora, capaz de moldar líderes criativos e íntegros para as próximas gerações”, concluiu Gomes.
O lançamento oficial do projeto está previsto para ocorrer em 2026, com um evento aberto a famílias, alunos e à imprensa, que será marcado pela estreia das novas ferramentas digitais e dos robôs em sala de aula.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










