Por Kleber Karpov
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (23/Mai), a apreensão de um lote falso do Chá Pronto Para Consumo Multi Extrato e o recolhimento de dois suplementos alimentares. A agência proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, consumo e divulgação dos produtos por riscos de falsificação e por conterem ingredientes sem segurança e eficácia comprovadas.
Chá falsificado
A decisão sobre o chá atinge especificamente o lote 2306, que exibe o número de registro ES000233-0.000043 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida foi motivada por uma denúncia de que o produto era falsificado.
A A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais, verdadeira fabricante do chá, confirmou não ter produzido o lote. Segundo a Anvisa, o registro impresso no rótulo dos produtos falsos já foi cancelado pelo Mapa.
Suplementos de Zeólita
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela empresa Zeoclin Ltda.
Fica proibida a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a divulgação e o consumo dos itens.
“A determinação da Anvisa teve como causa a inclusão, nos suplementos em questão, de um ingrediente que não teve a segurança de uso e eficácia comprovada pela Agência. Além disso, a propaganda dos produtos associa o seu uso a propriedades terapêuticas, como a captura de poluentes e toxinas, prática não permitida a produtos classificados como alimentos”, informou a Anvisa, em nota.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










