18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:57

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos sem segurança comprovada

Medida atinge Chá Multi Extrato por falsificação e produtos com Zeólita por alegações terapêuticas

Por Kleber Karpov

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (23/Mai), a apreensão de um lote falso do Chá Pronto Para Consumo Multi Extrato e o recolhimento de dois suplementos alimentares. A agência proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, consumo e divulgação dos produtos por riscos de falsificação e por conterem ingredientes sem segurança e eficácia comprovadas.

Chá falsificado

A decisão sobre o chá atinge especificamente o lote 2306, que exibe o número de registro ES000233-0.000043 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida foi motivada por uma denúncia de que o produto era falsificado.

A A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais, verdadeira fabricante do chá, confirmou não ter produzido o lote. Segundo a Anvisa, o registro impresso no rótulo dos produtos falsos já foi cancelado pelo Mapa.

Suplementos de Zeólita

A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela empresa Zeoclin Ltda.

Fica proibida a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a divulgação e o consumo dos itens.

“A determinação da Anvisa teve como causa a inclusão, nos suplementos em questão, de um ingrediente que não teve a segurança de uso e eficácia comprovada pela Agência. Além disso, a propaganda dos produtos associa o seu uso a propriedades terapêuticas, como a captura de poluentes e toxinas, prática não permitida a produtos classificados como alimentos”, informou a Anvisa, em nota.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...