Por Kleber Karpov
O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta quinta-feira (23/Out), o período de inscrição para mais de 58 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025. O processo, que visa preencher vagas não ocupadas neste ano, recebe inscrições gratuitas até as 23h59 do dia 30 de outubro, através da página do Fies no Portal Acesso Único. O financiamento é destinado a estudantes que buscam cobrir as mensalidades deste segundo semestre letivo de 2025, em 10.319 cursos de 690 instituições privadas.
Para concorrer, o estudante deve atender cumulativamente a três condições: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010; ter obtido nota superior a 450 pontos na média aritmética das cinco provas; e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. A participação de quem fez o Enem apenas como “treineiro” é vedada.
O financiamento cobrirá as mensalidades já deste semestre (2025/2). Por essa razão, o programa é destinado aos estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida, de 70% de presença, para concluir este semestre na opção de curso, turno e local de oferta para os quais se inscreverem.
Cronograma e Fies Social
De acordo com o Edital nº 21/2025, o resultado com a ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 4 de novembro. Esta etapa é constituída de chamada única e de lista de espera. Quem for pré-selecionado deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, nos dias 5 e 6 de novembro, para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição.
O edital destaca que 50% das vagas remanescentes serão reservadas para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com cadastro ativo. Estes candidatos, identificados automaticamente pelo sistema, se enquadram no Fies Social e poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Ação afirmativa
Para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, serão reservadas vagas em percentual de acordo com a proporção da população na unidade da Federação onde está instalada a instituição, com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reserva de vagas para cotistas será aplicada tanto para o Fies regular quanto para as vagas destinadas ao Fies Social.
No caso das vagas destinadas a pessoas com deficiência, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Sobre o Fies
Em 2025, o MEC ofertou mais de 112 mil vagas nos processos seletivos regulares do Fies. Todas as vagas não preenchidas em uma edição são ofertadas novamente na edição seguinte, até o atual processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes.
Instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Governo do Brasil que concede financiamento para cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










