Por Kleber Karpov
O Distrito Federal e Goiás registraram um aumento nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas pelo vírus influenza A e pela covid-19, segundo o boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (25/Set) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento aponta que a atual expansão da influenza A é considerada “altamente atípica” pelos pesquisadores.
Ao todo, oito unidades da federação apresentaram crescimento nos casos de SRAG: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Piauí. De acordo com Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz e responsável pelo boletim, o rinovírus tem sido a principal causa do aumento no Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Espírito Santo, afetando majoritariamente crianças e adolescentes.
A pesquisadora informou que o vírus sincicial respiratório (VSR) segue impactando as crianças de até dois anos no Amazonas, embora com sinais de desaceleração, enquanto a covid-19 apresenta alta no DF, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. “No Distrito Federal e em Goiás a influenza A também tem contribuído para o aumento dos casos de SRAG em praticamente todas as faixas etárias a partir dos dois anos de idade. Nota-se ainda um leve crescimento nas notificações de SRAG por Covid-19 na Região Sul, além de Mato Grosso do Sul e Bahia. Porém, sem impacto nas hospitalizações por SRAG nesses estados”, garantiu a pesquisadora.
Ano epidemiológico
Em 2025, o Brasil notificou 180.830 casos de SRAG. Desses, 95.919 (53%) tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório. O vírus sincicial respiratório foi o mais prevalente no acumulado do ano, respondendo por 43,1% dos casos, seguido por rinovírus (26,9%), influenza A (23,6%) e Sars-CoV-2 (7,6%).
Considerando apenas as últimas quatro semanas epidemiológicas, o cenário muda, com o rinovírus liderando as infecções (44,5% dos casos positivos), seguido por Sars-CoV-2 (17,7%), vírus sincicial respiratório (15,1%) e influenza A (13,6%).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










