Por Kleber Karpov
Filmes exibidos na noite desta quinta-feira (18/Set), na Mostra Brasília, indicam uma forte descentralização do cinema produzido no Distrito Federal. As obras de diretores com trajetórias fora do Plano Piloto, concorrentes ao 27º Troféu Câmara Legislativa, reforçam o vigor da produção audiovisual local, que tem sido recebida com intensos aplausos pelo público no Cine Brasília.
Um dos destaques foi Dois Turnos, curta-metragem de Pedro Leitão, que se apresentou como um cineasta “vindo da periferia do DF” e que faz filmes desde os 16 anos no P Sul, em Ceilândia. Na mesma sessão, o longa A Última Noite da Rádio foi apresentado por seu diretor, Augusto Borges, que se define como “roteirista, diretor e editor de Ceilândia”. Borges já foi premiado com o Troféu Câmara Legislativa de melhor montagem em 2022.
Reta final do festival

A programação de quinta incluiu ainda o curta Três, estreia de Lila Foster na direção. A Mostra Brasília se encerra nesta sexta-feira (19/Set) com a exibição dos últimos três filmes concorrentes. Os vencedores do Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos no sábado (20/Set), em cerimônia no SESC 504 Sul, com reexibição das obras premiadas no domingo, a partir das 11 horas. A entrada é franca em todos os locais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










