Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registra, desde o início do ano, economia de até 25,6% na compra de medicamentos por meio de sua participação no Consórcio Brasil Central. A parceria com outros seis governos estaduais permite aquisições coletivas, resultando em preços mais baixos e garantindo o abastecimento de itens essenciais para a rede pública de saúde.
Economia e acesso
A redução de custos é observada em 77 medicamentos, além de insumos diversos. A hidroxiureia, usada no tratamento de câncer, teve o preço por cápsula reduzido em 24,5%. Já o ácido zoledrônico, também oncológico, apresentou uma queda de 25,6% por frasco, passando de R$ 318 para R$ 236. A economia se estende a fórmulas nutricionais, insumos odontológicos, órteses, próteses e até materiais básicos como seringas.
“Quanto maior o volume de compras, mais rápido é o acesso”, afirma o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Robinson Capucho Parpinelli. Ele ressalta o benefício direto para a população: “Com o mesmo poder aquisitivo, podemos comprar mais e, com isso, beneficiar mais pessoas”.

Parceria estratégica
Criado em 2015, o Consórcio Brasil Central une o Distrito Federal e os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Maranhão. A colaboração se dá por meio de atas de registro de preços, que permitem compras conjuntas, gerando negociações mais vantajosas devido ao grande volume de itens.
Segundo o subsecretário de Logística em Saúde, Matheus Carvalho, a adesão às atas do consórcio é uma prática complementar e relevante. “Atualmente, grande parte dos medicamentos destinados ao atendimento das farmácias do componente especializado apresentam menores valores nas aquisições realizadas via Consórcio”, destaca.
Garantia de abastecimento

A parceria tem se mostrado crucial para evitar o desabastecimento de itens essenciais. A SES-DF, que consome mensalmente, em média, 729,8 mil fraldas para adultos e 511,1 mil compressas de gaze, nem sempre consegue fornecedores em seus próprios pregões. As atas do consórcio já garantiram estoques que corriam risco de acabar.
A diretora de Programação de Medicamentos e Insumos para a Saúde, Tatiane Costa, cita o exemplo da amantadina, usada no tratamento da doença de Parkinson, cujo estoque nas Farmácias de Alto Custo foi assegurado pela iniciativa. “Essas atas se tornam a alternativa para manter a prestação da assistência a quem necessita”, conclui.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













