25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:42

Três médicos são assassinados na orla do Rio de Janeiro. Saiba quem são

Médicos de Saúde estavam na cidade para participar de congresso internacional de cirurgia minimamente invasiva de tornozelo e pé. Polícia Civil do Rio de Janeiro busca executores e mandantes do crime

Por Kleber Karpov

Três médicos ortopedistas foram assassinados no Hospital Lourenço Jorge, na madrugada desta quinta-feira (5/Out), em um quiosque na Barra da Tijuca, situado zona oeste do Rio de Janeiro. Um quarto foi ferido e encaminhado ao hospital no Hospital Lourenço Jorge.  Dentre os que vieram a óbito, está Diego Ralf Bomfim, 35 anos, irmão da deputada federal, Sâmbia Bonfim (PSOL/SP).

De acordo com informações da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), homens em um carro, pararam no local e efetuaram cerca de 30 disparos contra o grupo de médicos que estavam no quiosque. Segundo a PMJR, além de Diego Bomfim, foram identificados ainda os médicos, mortos, Marcos de Andrade Corsato, 62 anos e Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos.

Segundo o secretário estadual de Polícia Civil do Rio de Janeiro, José Renato Torres, a polícia busca os executores e mandantes do crime, sob investigado por parte da Delegacia de Homicídios.

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) acompanhou as primeiras movimentações e deve acompanhar as investigações sobre o crime. No entanto, após se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL/RJ), o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, descartou a federalização do caso dos assassinatos.

Isso porque, embora exista a tese de os assassinos terem confundido Diego Bomfim com um criminoso local, não está descartado ser um crime proveniente de perseguição política, dado o parentesco do médico com Sâmbia Bonfim, alvo de diversas ameaças no âmbito do mandato como deputada federal. 

“Estamos desde o início do dia com a nossa equipe da Polícia Federal apoiando a Polícia Civil do estado do Rio com informações de inteligência. A Polícia Federal tem um banco de informações bastante robusto e importante para apoiar as investigações”, disse Cappelli.

Investigação

Em nome de Sâmia Bomfim e do deputado federal, Glauber Braga (PSOL-RJ), companheiro da deputada, a também parlamentar da Câmara dos Deputados, Fernanda Melchionna (PSOL-RS) divulgou uma nota, em nome do casal.

Leia a nota na íntegra:

“Hoje acordamos com a notícia estarrecedora do assassinato de Diego Ralf Bomfim, irmão da companheira e deputada federal Sâmia Bomfim, e mais dois medicos que estavam com ele, Marcos de Andrade Consato e Perseu Ribeiro Almeida. Nos solidarizamos com todos os familiares de todas as vítimas desse crime bárbaro.
Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga, que a acompanha neste momento.
Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução. Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores.
Já pedimos ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o acompanhamento do caso pela Polícia Federal e estamos formalizando a solicitação com o ministério. 

Fernanda Melchionna,
delegada por Sâmia Bomfim e Glauber Braga” 

Médicos mortos:

Diego Bomfim, médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no período de 2020 a 2021. Era membro da equipe médica da Rede D’Or em São Paulo.

Marcos Corsato, foi médico assistente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde 1992. Integrou o corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Perseu Almeida, foi médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no período de 2021 a 2022. Atauva em hospital de Ipiaú, situada no sul da Bahia.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...