19.5 C
Brasília
14 jul 2024 23:18


Movimento Unificado pela Valorização da GAPS leva demanda da categoria à Casa Civil do DF

Reunião com Secretário Executivo da Casa Civil do DF, Cristiano Lopes contou com presença do distrital João Cardoso

Por Kleber Karpov

Representantes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS foram recebidos pelo Secretário Executivo da Casa Civil, Cristiano Lopes, na terça-feira (2/Jul) para tratar de demandas da carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal (GAPS), deliberadas na assembleia geral da categoria realizada na Câsmara Legislativa do DF (CLDF)(20/Jun). A reunião contou com a intermediação do deputado distrital, João Cardoso (Avante).

Entre os membros do Movimento Unificado participaram da reunião a articuladora política e institucional da Associação dos Servidores Públicos da Saúde do  DF (ASPSES-DF), Silene Almeida, além dos presidentes da ASPSES-DF, Hélio Nascimento, e dos sindicatos dos Técnicos e Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do Distrito Federal (SINTTAR/DF), Alessandro Araújo e, dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do DF (SINTTASB-DF), José Adriano.

Os representantes do movimento, juntamente com Cardoso, comentaram as reivindicações da categoria GAPS, que embora atue em segmentos estratégicos da Assistência Pública à Saúde, acabam por se sentirem ‘invisíveis’ perante ao sistema e, consequentemente, preteridos, em relação aos tratamentos dispensados aos demais servidores.

Posição essa que Cardoso ratificou e se colocou de prontidão para buscar conjuntamente ao Movimento, negociação junto ao GDF de modo a se construir uma solução e tentar por um fim ao impasse salarial da carreira da categoria GAPS. Caminho esse, que o parlamentar também apontou o comprometimento por parte do presidente da CLDF, Wellington Luiz.

Lopes por sua vez, em relação as demandas da carreira GAPS, ponderou sobre a necessidade de finalização dos estudos de impacto financeiro e orçamentário, por parte das secretarias de Estado de Saúde do DF (SES-DF), e de Economia (SEECDF), para então haver apreciação da Casa Civil e, consequentemente, do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

O secretário Executivo da Casa Civil, reforçou que a sanção da emenda que garantiu recursos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à carreira GAPS representa uma sinalização positiva do Governo, embora não haja incidência de caráter vinculativo. No entanto, Lopes salientou a atuação do Movimento Unificado na articulação política e na abertura de canal de diálogo, algo que classificou de uma ação assertiva para se obter êxito na interlocução com o governo.

Isonomia

Os dirigentes das entidades da saúde reiteraram a disposição para o diálogo, mas informaram que a categoria está exaurida e inconformada com a falta de perspectiva de melhoria salarial, já concedida a outras categorias da saúde, em detrimento da GAPS.

“Vamos intensificar nossa articulação, buscando mais apoios e alianças para a nossa categoria ser ouvida e atendida. O Dep João Cardoso e o Dep Wellington têm sido parceiros leais e presentes e temos certeza de que, o Governador Ibaneis irá prestigiar o pedido dos dois parlamentares e de outros que estiverem dispostos a abraçar nossos servidores, em busca de um salário digno e melhores condições para trabalharem. Seguimos articulando e acompanhando os desdobramentos dessa reunião inicial, que marca o processo de negociação”, declarou Silene Almeida.

Resiliência

Para Solange Bezerra “o momento requer estratégia e perseverança, afinal, temos um governo a convencer e inimigos internos que atuam na escuridão, querendo atrapalhar. Porém, o grupo do movimento é coeso, unido, forte e focado. Estamos buscando o nosso reconhecimento e valorização, que será a bandeira de nossa vitória!”, posição essa também endossada por Araújo.

“A categoria precisa se manter mobilizada e estar pronta para os comandos advindos de nosso movimento. Com disciplina, organização e união, vamos vencer mais esse desafio”, declara Nascimento.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever