20.5 C
Brasília
27 abr 2024 02:38


MPDFT promove edição especial do programa Feminicídio em Debate

Na próxima terça-feira, 19 de março, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio e o Núcleo de Gênero do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promovem a 4ª edição o programa “Feminicídio em Debate” com o evento “Atendimento às mulheres em situação de violência como estratégia de prevenção ao feminicídio”. A iniciativa é destinada a membros, servidores, público externo e imprensa. Para participar, é necessário realizar inscrição neste link.

Essa edição especial no Mês das Mulheres vai contar com a presença de diversas palestrantes, dentre elas, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral Vera Lúcia Santana Araújo e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e membra auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Bianca Stella Barroso, que fará uma exposição sobre o tema, e Érica Tainá, enfermeira e bombeira militar do DF, mestranda em saúde coletiva na Universidade de Brasília (UnB).

O projeto tem como objetivo oferecer contínua formação aos integrantes do MPDFT e disseminar boas práticas de atendimento às vítimas, diante de obstáculos e restrições que mulheres enfrentam. O evento tem foco no acolhimento às mulheres em situação de violência e é pautado na perspectiva de gênero e nas interseccionalidades múltiplas que guarnecem essa assistência.

Para a ex-procuradora-geral de Justiça do DF, atual coordenadora de Recursos Constitucionais, e presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, Fabiana Costa, o aperfeiçoamento de práticas voltadas à garantia de proteção integral e efetiva à mulher vítima de violência é fundamental. “Nós queremos passar, nesta edição do Feminicídio em Debate, informações que subsidiem membros e servidores para um atendimento qualificado, visto que se trata de um importante mecanismo de proteção para as mulheres”, pondera.

Ainda, segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero, Adalgiza Aguiar, não é possível falar em prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres sem que esteja presente, como ação estratégica, a formação com perspectiva de gênero de membros, servidores e demais integrantes do sistema de Justiça. “A garantia de um atendimento humanizado e qualificado à mulher, que considere a complexidade do contexto vivenciado pela vítima, é fundamental para que esta consiga romper o ciclo da violência, antes que ele evolua para o feminicídio”, diz.

O evento faz parte do rol de iniciativas promovidas pelo MPDFT em alusão ao Mês das Mulheres, que acontece em parceria com o Núcleo de Gênero, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, a Assessoria de Políticas de Atendimento (APA) e o Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav).

Feminicídio em Debate

O programa “Feminicídio em Debate” é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, e promove encontros mensais entre membros e servidores do MPDFT, com o intuito de debater estratégias de enfrentamento à onda de crimes contra as mulheres no DF.

Serviço

Seminário “Feminicídio em Debate: atendimento às mulheres em situação de violência como estratégia de prevenção ao feminicídio”.

  • Data: 19 de março
    • Horário: das 9h às 12h
    • Modalidade: presencial
    • Local: Auditório da Sede do MPDFT
    • Público-alvo: membros, servidores, público externo e imprensa
    • Inscrição
SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever