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28 abr 2024 16:20


Após denúncia de blogueiros contra associação de blogueiros, Secretaria de Comunicação muda regras sob recomendação do MPDFT

Mudanças devem impedir aos veículos da mídia alternativa, recebimento de verba publicitária entre pessoas com algum grau de parentesco

A secretaria de Estado de Comunicação do DF (Secom-DF), publicou a Instrução Normativa (IN) Nº 01, de 05 de março de 2024, em alteração a IN n.º 02 de 13 de janeiro de 202, em que passou a exigir, mediante cadastro de veículos alternativos de comunicação impressa e on-line sediados, sediados no Distrito Federal e Entorno uma declaração de não parentesco, entre os postulantes a veicular publicidade por parte da Pasta.

O caso ocorre após PDNews publicar reportagem, intitulada ‘Blogueiros reclamam de ‘negócio em família’ dentro de associação, em relação a publicidades do governo(21/Fev), uma, de uma coletânea de cinco anos de denúncias, algumas, direta ou indiretamente com alcance de sistema prisional. Mas, a reportagem em questão apontou um suposto favorecimento, dentro da referida Associação, referente a publicidades ligadas ao Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), em esquema familiar, em que associados com volume de acessos e mesmo segmentações de alta relevâncias com a peça publicitária, foram preteridos.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), editou a Recomendação nº 01/2024, de 16 de fevereiro de 2024, dois dias após PDNews acionar o MPDFT para apurar, até então, supostas denuncias no referido órgão de controle.

Recomendação essa, implementada por parte da Secon-DF que, conforme adiantado por PDNews, na referida reportagem, embora a Secretaria tenha deixado de se posicionar, certamente desconhecia tal prática no âmbito da Associação. Mudança essa em que blogueiros e/ou jornalistas, que tenham grau de parentesco, ficam impedidos de pleitear publicidade, por mais de um veículo, das publicidades sob gestão da Secretaria.

Sob essa ótica, vale ressaltar que, antes de a Secon-DF, implementar regras de Compliance, ao instituir, por exemplo, o Cadastro de Veículos Alternativos (CVA), instituído pelo GDF, PDNews chegou a identificar um único Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a receber cinco peças publicitárias, com uma sexta peça, ao que tudo indica, por parente, por meio de outro documento, nas distribuições de publicidades pelo órgão.

Opiniões

O caso, após publicação da reportagem, repercutiu, para além da blogosfera, também a  jornalistas, alguns de veículos renomados do DF, em alguns apontam “estar de olho nos comportamentos da turma”. Posições essas em que inclusive, se leva em consideração, a criação de um fórum de acompanhamento de distribuições de verbas publicitárias a veículos de comunicação, no DF, assim como nos estados e municípios brasileiros. 

Em tempo

Após publicação da reportagem, em uma reunião de emergência na mesma semana, parte da blogosfera discutiu os ‘vazamentos’ de informações, admitiram contextos, tentaram desclassificar a reportagem, a capacidade do jornalista, tentaram apontar dedos sobre eventuais possíveis delatores, enfim, só não reavaliar as próprias condutas. Embora, segundo algumas fontes de PDNews tenha passado a ocorrer, algumas mudanças dentro da entidade. Que a próxima gestão tenha mais, juízo.

Em tempo II

Assim como a reportagem anterior, a foto de capa, não aponta que todos as pessoas na foto de arquivo, meramente ilustrativa, sejam membros da Associação.

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