22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:07


SES-DF alinha ações de enfrentamento da dengue em Ceilândia

Durante reunião realizada nesta sexta (5), secretária de Saúde ressaltou importância da vigilância e assistência no combate às arboviroses

Por Larissa Lustoza

A Secretaria de Saúde (SES-DF) e outros órgãos públicos do Governo do Distrito Federal se reuniram com a Administração Regional de Ceilândia, nesta sexta-feira (5), para alinhar estratégias e ações de enfrentamento a arboviroses, em especial a dengue. A região apresentou o maior número de casos em todo o DF em 2023.

Na reunião, além da secretária de Saúde Lucilene Florêncio, estavam presentes representantes do DF Legal, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov), da Vigilância Ambiental e outros.

O encontro destacou principalmente o aumento de casos de dengue e a identificação de pacientes com o tipo mais agressivo da doença, causadora da dengue hemorrágica. Os órgãos e a Administração se comprometeram em atuar juntos para conscientizar a população e alinhar ações de combate à doença.

Por parte da Saúde, o compromisso é de realizar o atendimento assistencial e de vigilância, conforme enfatizou a gestora da pasta. “Cuidamos da dengue fazendo vigilância e assistência. Na parte assistencial, atuamos para que os sintomáticos não tenham barreira de acesso, tanto para diagnóstico quanto para tratamento”, reforçou a secretária de Saúde.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou o compromisso em realizar o atendimento assistencial e de vigilância. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A gestora ainda alertou a importância de a sociedade ter o cuidado com os resíduos sólidos e o descarte apropriado do lixo, pois são pontos de foco para proliferação do mosquito. “O mosquito não tem fronteira, não tem passaporte. É um tema que precisa de todos juntos, porque a dengue é assunto sério. Nossas UBSs e UPAs estão de portas abertas, ouvindo o usuário e cuidando com olhar especial para pacientes com arboviroses”, enfatizou.

O apoio e a educação dos moradores foram enfatizados pelo administrador de Ceilândia, Dilson Resende, que ressaltou a importância de combater as arboviroses cuidando da população. “O medo da população de Ceilândia tem de ser considerado e precisamos dar segurança. Várias ações serão implementadas, mas precisamos da ajuda do morador”, explicou.

Casos de dengue

De acordo com último boletim epidemiológico de dengue, em 2023, até a última semana do ano, foram notificados 52.864 casos suspeitos de dengue. Dos casos prováveis, 94,2% são residentes no DF. Dentre os casos prováveis em residentes em outras Unidades da Federação (UF) destacam-se GO (2.277 casos), MG (73 casos), RJ (13 casos) e BA (15 casos). Com relação à situação epidemiológica da dengue nas regiões administrativas, Ceilândia apresentou o maior número de casos prováveis (5.280), seguida de Samambaia (3.518 casos prováveis), Recanto das Emas (2.566), Brazlândia (2.545) e Taguatinga (2.169). Estas cinco regiões administrativas concentraram 41,7% dos casos prováveis de dengue do DF.

Visitas a hospitais

A secretária de Saúde aproveitou a oportunidade e também realizou visita técnica ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Em reunião com os gestores das unidades de saúde, foram alinhados direcionamentos e orientações sobre os atendimentos realizados nas regiões.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever