19.5 C
Brasília
29 abr 2024 02:31


Encontro debate relação entre água e urbanização no Cerrado

Evento chega à 15ª edição com o propósito de reunir atores governamentais e da sociedade civil para troca de ideias

Com o tema “Água, Urbanização e Cerrado: Perspectivas da Educação Ambiental”, foi realizado, nesta quarta-feira (22), o XV Encontro de Educadores Ambientais do Distrito Federal. O evento foi organizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Distrito Federal (Ciea-DF), que conta com a secretaria executiva a cargo do Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ).

O encontro teve como propósito reunir atores governamentais e da sociedade civil em um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências | Foto: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Durante todo o dia, os participantes tiveram momentos de debates e rodas de conversas sobre a educação ambiental relacionada às mudanças climáticas, urbanização e o Cerrado, com a mediação de diversos convidados especialistas na área.

O encontro teve como propósito reunir atores governamentais e da sociedade civil em um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências. Além disso, o evento visa fomentar e fortalecer as políticas públicas para a promoção da educação ambiental no Distrito Federal, com foco nos educadores ambientais, que desempenham importante papel como agentes de transformação.

Na abertura do evento, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, falou da importância da educação ambiental para a conscientização da sociedade em torno da preservação do meio ambiente. “Acredito muito na educação ambiental e no trabalho com as crianças”, comentou.

Com o tema “Água, Urbanização e Cerrado: Perspectivas da Educação Ambiental”, foi realizado, nesta quarta-feira (22), o XV Encontro de Educadores Ambientais do Distrito Federal

Além do presidente do Brasília Ambiental, participaram da abertura do evento Hugo de Carvalho Sobrinho, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente; Érica Soares, diretora de Educação Integral e Inclusiva da Secretaria de Educação; e Vanessa de Oliveira, secretária-executiva da Ciea-DF. Na ocasião tiveram ainda a apresentação musical de Guilherme Rosa Guedes, professor do Parque Educador, e contação de história com Mariana dos Anjos, educadora ambiental do Brasília Ambiental, além de Danilo Xavier, professor da Escola Classe Ipê.

“O encontro foi desenhado com muito carinho e cuidado. Tentamos construir uma programação que pensasse nesse relacionamento da água, urbanização, Cerrado e educação ambiental de modo integrado, tanto do ponto de vista da política pública quanto dos pesquisadores e membros da comunidade civil”, explicou Vanessa de Oliveira.

Instituições

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Distrito Federal (Ciea-DF) é um colegiado que reúne instituições governamentais e da sociedade civil com o objetivo de promover a implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Distrital de Educação Ambiental (PDEA).

Entre os órgãos que fazem parte da Ciea-DF estão a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF), o Fórum das ONGs Ambientalistas do Distrito Federal e Entorno, o Instituto Brasília Ambiental, o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Secretaria de Educação (SEEDF), a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e a Universidade de Brasília (UnB).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever