25.5 C
Brasília
29 abr 2024 11:04


Número de casos Covid-19 continua alto nos hospitais paulistas

Comparada à pesquisa realizada há cerca de 30 dias, os atendimentos de pacientes Covid nos prontos-socorros e hospitais privados paulistas continuam altos

Por Eloisa Matsuda

Segundo a nova pesquisa SindHosp/Covid, realizada no período de 6 a 16 de novembro junto a 86 hospitais privados paulistas (66% da capital e Grande São Paulo e 34% do interior), houve aumento de internações por Covid-19 para 76% dos estabelecimentos de saúde. Este número é exatamente o mesmo apurado na pesquisa de outubro (10 a 19 de outubro) onde 76% dos hospitais indicaram aumento das internações. Traduzindo: as internações continuam aumentando nas mesmas proporções da pesquisa realizada em outubro.

Perguntados sobre o aumento de internações em leitos clínicos, 55% dos hospitais informam crescimento de até 5% nas internações em leitos clínicos e 43% da amostra indica aumento de 6% a 10% nas internações. Na pesquisa anterior, eram 92% dos hospitais que apontaram crescimento de até 5% nas internações clínicas.

O tempo de permanência dos pacientes internados em leitos clínicos é de 4 dias para 53% dos hospitais entrevistados e de 5 a 10 dias para 45% deles. No entanto, na pesquisa anterior, eram 87% dos hospitais que informaram tempo de permanência de 5 a 10 dias.

Para o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, a manutenção dos índices de internação e de acesso aos hospitais indica necessidade de atenção. “A Covid continua presente e em circulação e não demonstrou recuo em nossos hospitais. O melhor caminho é completar o esquema vacinal ”, destaca.

Estabilidade nas internações em UTI

96% dos hospitais paulistas informam que houve aumento de internações de pacientes Covid-19 em UTI no patamar de até 5%. Na pesquisa feita há 30 dias eram 92% dos hospitais que indicavam aumento de até 5% nas internações em UTI. Também foi mantido o tempo médio de permanência dos pacientes em UTI de 4 dias para 92% dos hospitais nas duas pesquisas.

Também houve aumento de atendimento nos pronto- socorros (urgência/emergência) para 81% dos hospitais entrevistados, sendo que na pesquisa anterior eram 84% dos hospitais que indicaram esse aumento.

Outra pergunta refere-se ao percentual de aumento dos pacientes que testaram positivo. Houve aumento de 6% a 10% na testagem positiva para 62% dos pacientes. Na pesquisa anterior, houve aumento de 11% a 20% de testagem positiva para 68% dos pacientes. Isso significa que menos pacientes estão testando positivo.

Por outro lado, 52% dos hospitais informam que os pacientes atendidos com Covid-19 provêm de todas as faixas enquanto 41% indicam predominância de pacientes de 30 a 50 anos. Na pesquisa anterior, eram 57% dos hospitais que indicaram pacientes de todas as faixas etárias.

Outras doenças nos hospitais

Última questão da pesquisa refere-se a quais outras doenças continuam prevalecendo e levando pacientes a internações. 45% dos hospitais apontam outras doenças respiratórias, 40% doenças crônicas, 6% viroses, 5% traumas e 4% outras doenças.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever