28.5 C
Brasília
28 abr 2024 18:12


Dia do Dentista: conheça o Centro de Especialidades Odontológicas do Hospital Regional de Santa Maria

Por Luciane Paz

No dia 25 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Dentista, uma ocasião especial para reconhecer e valorizar os profissionais que zelam pela nossa saúde bucal. Contudo, já parou para refletir sobre como a saúde de nossos dentes está intrinsecamente relacionada à nossa saúde geral? O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) assume um papel fundamental ao oferecer serviços odontológicos de forma multidisciplinar, visando o restabelecimento da saúde do paciente de forma integral.

“O Dia Nacional do Cirurgião-Dentista é um momento especial para ressaltar a relevância da Odontologia na promoção da saúde e bem-estar da população”, destaca Dra. Erika Maurienn, chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria.

Centro de Especialidades Odontológicas

O HRSM é uma referência em diversas especialidades odontológicas, proporcionando um atendimento abrangente para a comunidade de Santa Maria e regiões vizinhas, destacando-se por oferecer um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, com as seguintes especialidades:

Cirurgias: Realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos como remoção de dentes impactados/inclusos; remoção de lesões e tumores do complexo maxilo mandibular;

Periodontia: Prevenção, controle e tratamento de doenças da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes, e cirurgias periodontais, garantindo a saúde bucal do paciente e diminuindo riscos inerentes àqueles sistemicamente comprometidos, tais como diabéticos, hipertensos e cardiopatas;

Endodontia: Essencial no tratamento da dor de dente aguda, realizando tratamento de canal com precisão, salvando dentes que, de outra forma, seriam perdidos. Contribuindo assim para a redução do edentulismo;

PCD (Pacientes com Necessidades Especiais): Disponibiliza cuidados específicos e de forma individualizada/humanizada para atender às necessidades odontológicas de pacientes com condições especiais.

DTM (Disfunção Temporomandibular): Tratamento de disfunções na articulação temporomandibular, fundamental para dores orofaciais de origem muscular, neurológicas e psicossomáticas, tais como nevralgias, luxações, subluxações e bruxismo, demandas tão crescentes no universo atual da humanidade.

Estomatologia: Diagnóstico, tratamento e acompanhamento de lesões do complexo bucomaxilofacial com foco na prevenção do câncer bucal.

Equipe Odonto Multidisciplinar do HRSM / Arquivo Odonto – Foto: HRSM

Radiologia Odontológica

Oferece exames radiológicos odontológicos 100% digital, tais como: radiografias periapicais, interproximais, panorâmica, tomografias computadorizadas de feixe cônico de alta precisão e resolução. Todos os exames são entregues com laudos detalhados para auxílio e suporte ao cirurgião dentista no diagnóstico e escolha da melhor conduta.

Odontologia Hospitalar

Abrange uma ampla gama de serviços, incluindo ações preventivas, diagnósticos, terapêutica, ultrapassando os cuidados convencionais, atendendo pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e infantil e em várias outras áreas do hospital, tais como: enfermaria, banco de leite, maternidade e pronto-socorro, além de pacientes em hemodiálise e com preparo para cirurgia cardíaca. Dessa forma, contribuindo para a redução da PAV(Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica) e melhorando o bem-estar dos pacientes.

Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial

Constituído da Cirurgia Bucomaxilofacial e Ortodontia, é reconhecido por sua excelência em cirurgias de traumatologia de face, remoção de tumores e lesões benignas do complexo maxilo mandibular e anomalias dentofaciais, cujo preparo ortodôntico cirúrgico é fundamental para o sucesso desse tratamento. Visando assim melhor qualidade de vida aos pacientes.

Dra. Erika Maurienn destaca ainda os avanços na área, como o acolhimento de pacientes PCD, planejamento virtual em 3D para cirurgias ortognáticas e cirurgias de tumores, bem como a digitalização de toda a radiologia odontológica. “Além disso, temos investimentos contínuos em equipamentos, como microscópio para tratamento de canal na Endodontia, e recursos humanos de referência com ampla abrangência da demanda do HRSM na Odontologia Hospitalar, além disso, contamos com o apoio do complexo regulador na regulação das vagas oferecidas conforme fundamentos do SUS, garantindo transparência e efetividade do serviço”, explica.

Uma História de Transformação

Antes e depois da paciente Maria Paula – Foto: SEOCBHRSM

A contribuição positiva desses profissionais é evidenciado pelo relato de Maria Paula Gonçalves Abreu, uma jovem de 26 anos e auxiliar notarial. Há nove anos, Maria Paula descobriu que precisava de uma cirurgia ortognática, um procedimento que corrigiria o alinhamento de sua mandíbula e maxila.

A jornada de Maria Paula começou com incertezas e preocupações, mas a equipe de dentistas do hospital não apenas demonstrou habilidades clínicas, mas também um nível notável de cuidado e atenção. Eles guiaram Maria Paula com paciência, respondendo a todas as suas perguntas e acalmando seus medos e ansiedades, que ameaçavam superar seu otimismo.

A cada consulta ao consultório odontológico, Maria Paula via uma oportunidade de aprender e crescer. Os dentistas compartilharam seu conhecimento de forma transparente, explicando detalhadamente cada passo do tratamento.

Neste Dia do Dentista, Maria Paula expressa sua gratidão e homenagem a todos os profissionais dedicados que fizeram uma diferença profunda em sua vida e na de muitos outros. Ela reconhece o comprometimento desses profissionais com a excelência, sua paixão pela profissão e, acima de tudo, sua humanidade. Cada sorriso e gargalhada despreocupada que Maria Paula agora desfruta é um tributo ao trabalho excepcional dos dentistas do Hospital Regional de Santa Maria. “Eles são verdadeiros guardiões dos sorrisos e corações, tornando a odontologia uma bênção na minha vida e de muitos outros pacientes. Agradeço por fazerem a diferença e merecem todo o reconhecimento e carinho neste dia e em todos os dias”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever