28.5 C
Brasília
28 abr 2024 19:00


Terror indiscriminado

Por Pedro Paulo Rezende

A direita israelense e o Hamas são os dois lados de uma mesma moeda. O terrorismo de Estado contra o terrorismo religioso. Não há bons e maus neste caso. Todos são bandidos. Não há justificativa para ações deliberadas contra a população civil, seja em ataques a raves em kibutz ou em bombardeios maciços e indiscriminados contra a Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de habitantes. O objetivo dos dois lados é um só: a permanência do caos ao impedir um acordo de paz com a formação de um Estado palestino.

Para os radicais judeus, a ideia é incorporar a totalidade da Cisjordânia, que, desde 1996, deveria servir de alicerce para um Estado palestino. Em Gaza, apesar dos inúmeros recursos tecnológicos a sua disposição, Israel, desde 2009, usa apenas uma tática contra os militantes do Hamas, que não possuem armas antiaéreas efetivas: o bombardeio indiscriminado da área urbana pela Força Aérea de Israel inclusive com armas proibidas como bombas incendiárias de fósforo branco, aliado ao total isolamento da região.

A alternativa definitiva e correta seria a ocupação de Gaza por forças terrestres israelenses e a entrega do território à Autoridade Palestina, mas os governos de direita, populistas por natureza, preferiram uma alternativa de baixo risco político. Em lugar de arriscar a vida dos seus soldados optaram pelo terrorismo de Estado punindo civis. A questão é que, hoje, a tarefa de eliminar o Hamas é imensamente mais difícil do que em 2009. O braço militar do movimento tem 40 mil homens bem treinados e equipados. Os bombardeios da Força Aérea de Israel, ao contrário do que possa parecer, vão dificultar a situação. Escombros fornecem ótimos esconderijos e dificultam a localização das tropas invasoras.

Nada disto ocorreria se a Força Aérea de Israel, em lugar de disparar 6 mil bombas (total usado entre os dias 7 e 14 de outubro), usasse sistemas de precisão. Em quatro ocasiões, entre 2002 e 2004, líderes do Hamas foram eliminados com pouquíssimas baixas humanas por mísseis Hellfire, de fabricação estadunidense, lançados por helicópteros de ataque AH-64. Hoje, outros equipamentos extremamente precisos, como munições vagantes (ou drones assassinos) estão disponíveis no arsenal do Estado judeu. Ou seja, há tecnologia para atuar cirurgicamente. (leia mais aqui)

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever