28.5 C
Brasília
28 abr 2024 18:42


Três médicos são assassinados na orla do Rio de Janeiro. Saiba quem são

Médicos de Saúde estavam na cidade para participar de congresso internacional de cirurgia minimamente invasiva de tornozelo e pé. Polícia Civil do Rio de Janeiro busca executores e mandantes do crime

Por Kleber Karpov

Três médicos ortopedistas foram assassinados no Hospital Lourenço Jorge, na madrugada desta quinta-feira (5/Out), em um quiosque na Barra da Tijuca, situado zona oeste do Rio de Janeiro. Um quarto foi ferido e encaminhado ao hospital no Hospital Lourenço Jorge.  Dentre os que vieram a óbito, está Diego Ralf Bomfim, 35 anos, irmão da deputada federal, Sâmbia Bonfim (PSOL/SP).

De acordo com informações da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), homens em um carro, pararam no local e efetuaram cerca de 30 disparos contra o grupo de médicos que estavam no quiosque. Segundo a PMJR, além de Diego Bomfim, foram identificados ainda os médicos, mortos, Marcos de Andrade Corsato, 62 anos e Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos.

Segundo o secretário estadual de Polícia Civil do Rio de Janeiro, José Renato Torres, a polícia busca os executores e mandantes do crime, sob investigado por parte da Delegacia de Homicídios.

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) acompanhou as primeiras movimentações e deve acompanhar as investigações sobre o crime. No entanto, após se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL/RJ), o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, descartou a federalização do caso dos assassinatos.

Isso porque, embora exista a tese de os assassinos terem confundido Diego Bomfim com um criminoso local, não está descartado ser um crime proveniente de perseguição política, dado o parentesco do médico com Sâmbia Bonfim, alvo de diversas ameaças no âmbito do mandato como deputada federal. 

“Estamos desde o início do dia com a nossa equipe da Polícia Federal apoiando a Polícia Civil do estado do Rio com informações de inteligência. A Polícia Federal tem um banco de informações bastante robusto e importante para apoiar as investigações”, disse Cappelli.

Investigação

Em nome de Sâmia Bomfim e do deputado federal, Glauber Braga (PSOL-RJ), companheiro da deputada, a também parlamentar da Câmara dos Deputados, Fernanda Melchionna (PSOL-RS) divulgou uma nota, em nome do casal.

Leia a nota na íntegra:

“Hoje acordamos com a notícia estarrecedora do assassinato de Diego Ralf Bomfim, irmão da companheira e deputada federal Sâmia Bomfim, e mais dois medicos que estavam com ele, Marcos de Andrade Consato e Perseu Ribeiro Almeida. Nos solidarizamos com todos os familiares de todas as vítimas desse crime bárbaro.
Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga, que a acompanha neste momento.
Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução. Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores.
Já pedimos ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o acompanhamento do caso pela Polícia Federal e estamos formalizando a solicitação com o ministério. 

Fernanda Melchionna,
delegada por Sâmia Bomfim e Glauber Braga” 

Médicos mortos:

Diego Bomfim, médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no período de 2020 a 2021. Era membro da equipe médica da Rede D’Or em São Paulo.

Marcos Corsato, foi médico assistente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde 1992. Integrou o corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Perseu Almeida, foi médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no período de 2021 a 2022. Atauva em hospital de Ipiaú, situada no sul da Bahia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever