22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:47


Cofen celebra os 20 anos da criação do SAMU 192

Enfermagem é peça chave dessa história, desempenhando papel vital para o andamento dos bons serviços móveis de urgência e emergência

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da sua Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue), parabeniza os profissionais do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) pelos 20 anos de publicação da Portaria do Ministério da Saúde nº 1.863/2003, responsável por Implantar a Política Nacional de Atenção às Urgências, bem como da Portaria 1.864/2003, que instaurou em todo o território Nacional o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A Enfermagem é peça chave dessa história, desempenhando papel vital para o bom andamento dos serviços móveis de urgência e emergência. O trabalho da categoria contribui não apenas para suprir os vazios assistenciais existentes, mas também para o aumento do protagonismo e da autonomia da profissão.

“São duas décadas de trabalho e cuidados intensos de norte a sul do Brasil. Um trabalho sério que requer atenção, conhecimento técnico e profissionalismo das equipes que atuam no serviço”, pontua Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Conue.

Comissão Nacional de Urgência e Emergência

A Conue assessora o plenário do Cofen, buscando a garantia da qualidade e da efetividade da assistência ao paciente crítico, subsidiando resoluções e marcos técnicos da profissão no âmbito da urgência e emergência. Além da coordenação de Eduardo Fernando de Souza, é composta pelos integrantes Marisa Malvestio, Sérgio Martuchi, Lilian Behring, Roseane Ciconet, Walber Frazão e Wbiratan Souza.

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever