25.5 C
Brasília
29 abr 2024 11:30


Câmara aprova ações de capacitação de equipes de saúde para atender mulheres vítimas de violência

Proposta segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) proposta que estabelece parâmetros para a capacitação das equipes de saúde em procedimentos especializados e qualificados de atenção a mulheres vítimas de violência. A medida consta do Projeto de Lei 309/23, da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), que será enviado ao Senado.

O texto aprovado é a versão elaborada pela relatora, deputada Iza Arruda (MDB-PE). Segundo o texto, os integrantes das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a ações de educação continuada para orientá-los a prestar um atendimento acolhedor e isento de prejulgamentos às mulheres vítimas de violência.

Entre as ações estão cursos de aperfeiçoamento ou atualização, palestras, seminários, oficinas e outras atividades semelhantes que poderão ser realizadas durante a carreira dos profissionais das equipes de saúde do SUS.

A participação nessas ações será contada para fins de cumprimento da carga horária mensal; e o tempo poderá ser computado para a avaliação profissional, nos termos do regime de trabalho a que estiver submetido o profissional.

Para Maria Rosas, a aprovação do projeto fortalece a política pública de cuidados e de combate à violência contra a mulher.

Homenagem ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. Dep. Maria Rosas (REPUBLICANOS - SP)
Maria Rosas, autora da proposta – Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Objetivos

O texto de Iza Arruda define como objetivos da lei a prevenção do feminicídio, o cuidado para evitar novas agressões e a identificação de eventuais marcas de violência. Para isso poderão ser desenvolvidas ações como:

  • aprimorar a capacidade dos integrantes das equipes na abordagem sensível e empática dessas vítimas;
  • capacitá-los a reconhecer sinais de violência e a avaliar a gravidade da situação, levando em consideração aspectos físicos, emocionais e psicossociais; e
  • familiarizar as equipes de saúde com os protocolos específicos de atendimento às vítimas de violência para serem seguidos os procedimentos adequados de acolhimento, encaminhamento e acompanhamento das mulheres.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever