19.5 C
Brasília
29 abr 2024 04:47


Ministério da Saúde garante apoio em novas habilitações do HCB

Em visita ao hospital, o secretário executivo Swedenberger Barbosa mostrou interesse em ajudar na oferta de novos tratamentos

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, nesta segunda-feira (25). Acompanhado pela secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, ele se informou sobre a história do HCB, a forma de gestão e o tipo de atendimento oferecido.

Barbosa se mostrou bastante satisfeito e prometeu estreitar os laços entre o HCB e o Ministério da Saúde. Durante a visita, ele verificou que o hospital é habilitado em neurocirurgia, terapia nutricional enteral e parenteral, transplante de medula óssea autogênico e alogênico aparentado e habilitado Unacon em oncologia pediátrica.

Swedenberger Barbosa prometeu estreitar os laços entre o HCB e o Ministério da Saúde |Fotos: Maria Clara Oliveira/ HCB

Segundo a superintendente executiva do hospital, Valdenize Tiziani, a instituição tem o interesse de alcançar mais habilitações, ofertando novos tratamentos. “Gostaríamos de avançar com a habilitação para realizar transplantes hepáticos e renais e estabelecer um centro de referência para tratamento das anomalias vasculares. Além disso, o Hospital da Criança de Brasília busca estabelecer uma unidade dedicada à pesquisa, especialmente para que possamos trazer as terapias avançadas: terapia gênica, celular, molecular – e, assim, oferecer o que há de mais avançado para as crianças”, explicou Tiziani.

O secretário executivo destacou a satisfação dos usuários do HCB com os procedimentos já oferecidos e garantiu que “interessa demais, ao Ministério da Saúde, fortalecer e ampliar novas habilitações, em diferentes campos”.

Parcerias

“A garantia de ter um Sistema Único de Saúde (SUS), com um papel muito bem definido entre o que é o setor público e o que é o setor privado, é essencial”Swedenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde

O secretário executivo, que conheceu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, a enfermaria e a área dedicada aos exames de imagem. “O grau de excelência que vocês desenvolvem aqui é exemplo para todos nós, na saúde”, elogiou. Barbosa também visitou o Espaço da Família, constatando a presença da sociedade civil – por meio da atuação da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) – dentro do HCB.

“A garantia de ter um Sistema Único de Saúde (SUS), com um papel muito bem definido entre o que é o setor público e o que é o setor privado, é essencial. Vocês mostram um componente ainda mais forte, agregam a população como defesa de um patrimônio desses. Isso é um paradigma do ponto de vista do SUS”, afirmou Barbosa.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou o apoio que o HCB recebe por meio de campanhas da Abrace e de emendas parlamentares, explicando que essas parcerias ajudam o terceiro setor a crescer. “Esse é o SUS que dá certo; esse é nosso sonho, que tenhamos outros modelos exitosos no Distrito Federal”, disse Florêncio.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever