17.5 C
Brasília
28 abr 2024 10:23


HCB e Abrace promovem ação neste sábado para orientar sobre retinoblastoma

Equipe do Hospital da Criança e funcionários e voluntários da associação vão estar no Conjunto Nacional, das 12h às 17h, para explicar sintomas e alertar para a importância do diagnóstico precoce

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) promovem, neste sábado (16), atividade de conscientização sobre o retinoblastoma. A equipe do HCB estará no shopping Conjunto Nacional para falar com pais e mães sobre a importância do diagnóstico precoce. A ação vai integrar a campanha De olho nos olhinhos, realizada em nível nacional, e chama atenção para o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, celebrado em 18 de setembro.

Profissionais do HCB vão abordar as pessoas que passarem pelo shopping para explicar o que é o retinoblastoma e quais sinais podem ser indicativos de que a criança precisa de atendimento médico. Estudantes de medicina e funcionários e voluntários da Abrace também participarão da ação para garantir que o maior número possível de pessoas receba informações sobre a doença – medida importante na luta pelo diagnóstico precoce.

O retinoblastoma é um tumor maligno intraocular, que tem maior incidência em crianças menores de 5 anos de idade e é considerado raro – nos últimos 12 meses, o HCB recebeu oito crianças com a doença. Devido à baixa incidência, a campanha é importante para manter a sociedade atenta aos sinais. O ideal é que o diagnóstico seja fechado na fase inicial da doença, quando o tumor ainda está dentro do globo ocular. Quando ele cresce e se infiltra no nervo ótico e no sistema nervoso, as chances de cura diminuem.

Sinais de alerta

Os pais devem estar atentos para identificar potenciais sintomas:

→ Reflexo branco nos olhos – o chamado “olho de gato”, quando a criança é fotografada com flash;
→ Estrabismo – o movimento dos olhos não é simétrico;
→ Redução da visão.

Caso percebam esses sinais, é importante procurar ajuda médica. No Distrito Federal, as crianças são encaminhadas pelo pediatra da atenção primária ou pelo oftalmologista e, uma vez que se tornem pacientes do Hospital da Criança de Brasília, dão início ao tratamento.

Após verificar a extensão da doença e realizar os exames de imagem, os especialistas do HCB discutem cada caso com os dois centros parceiros: a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), do Hospital Santa Marcelina, e o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), ambos em São Paulo.

O plano terapêutico de cada criança é executado tanto no HCB quanto nas instituições parceiras, que contam com serviço oftalmológico especializado em retinoblastoma e quimioterapia intra-arterial. Desse modo, é importante que pediatras e oftalmologistas cumpram o fluxo de atendimento corretamente e não “pulem” o encaminhamento ao Hospital da Criança de Brasília.

Serviço

Ação de conscientização sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma
→ Data: sábado (16)
→ Horário: 12h às 17h
→ Local: Conjunto Nacional – na Praça JK, em frente ao Acesso A
→ Entrevista coletiva: 11h30, no local do evento, com a presença da pediatra hematologista do HCB Isis Magalhães, da oftalmologista do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Manuela Nader e da presidente da Abrace, Maria Ângela Marini.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever