18.5 C
Brasília
29 abr 2024 10:01


Campanha Sangue é Vida chega à quinta edição na quarta-feira (14)

Iniciativa da Sequali incentiva a doação de sangue entre servidores do GDF

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Fazenda (Sefaz) em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançará a 5ª edição da Campanha Sangue é Vida, que ocorrerá até o dia 14 de julho.

A campanha tem como objetivo incentivar os servidores do Governo do Distrito Federal a doarem sangue, a fim de ajudar a suprir o banco da FHB e contornar a diminuição das doações.

Para o secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, a participação dos servidores públicos nessa campanha demonstra o comprometimento em promover o bem-estar coletivo e salvar vidas. Além disso, contribui para a construção de uma sociedade mais solidária e engajada. ”Essa iniciativa reflete a importância dos servidores públicos como agentes de transformação, mostrando envolvimento ativo em causas sociais e o papel fundamental na promoção do bem comum”, disse o secretário.

“Participar de campanhas solidárias, como essa, é de extrema importância, pois ajuda a suprir a demanda por sangue, beneficia tratamentos médicos avançados, fortalece a responsabilidade social e pode trazer benefícios tanto para os receptores quanto para os doadores”, afirma Epitácio Júnior, secretário-executivo da Sequali.

Para ser um doador de sangue e ajudar o próximo, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde | Arte: Sequali/Divulgação

Para agendar a doação de sangue, o servidor pode acessar o site ou ligar para os números 160 – Opção 2. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Para fazer doação em grupo, é necessário ter entre 10 e 15 pessoas. Agende pelo telefone (61) 3327-4413 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495. O Hemocentro disponibiliza transporte gratuito para fazer o trajeto de ida e volta entre a fundação e qualquer ponto do Distrito Federal.

“Participar de campanhas solidárias, como essa, é de extrema importância, pois ajuda a suprir a demanda por sangue, beneficia tratamentos médicos avançados, fortalece a responsabilidade social”
Epitácio Júnior, secretário-executivo da Sequali
Para ser um doador de sangue e ajudar o próximo, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Caso tenha realizado algum procedimento estético, passado por cirurgia ou endoscopia, ficado doente ou utilizado medicamentos recentemente, é recomendado consultar o site do Hemocentro para verificar se há alguma restrição para a doação.

É importante que o candidato à doação esteja bem alimentado, mas evite alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos três horas antes do procedimento. Além disso, não deve consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. É recomendado beber bastante água nas 24 horas anteriores à doação. É obrigatório apresentar um documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever