19.5 C
Brasília
29 abr 2024 02:32


Túnel Rei Pelé recebe 500 pessoas em passeio ciclístico

Evento esportivo abre a programação de inauguração da principal obra viária de Taguatinga, que será lançada nesta segunda-feira (5)

Por Adriana Izel

Às vésperas de o trânsito no Túnel Rei Pelé ser liberado para carros e motos, 500 ciclistas cruzaram uma das passagens subterrâneas da obra viária na manhã deste sábado (3) durante o Passeio Ciclístico 2023. O evento abre a programação comemorativa de inauguração do túnel, que conta com corrida e desfile de carros antigos neste domingo (4). Já a liberação do complexo está marcada para segunda-feira (5) às 10h.

Os participantes fizeram um trajeto de 4 km, com largada e encerramento no túnel, no sentido Ceilândia – Plano Piloto, passando pela EPTG | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A escolha pela passagem das bicicletas no primeiro evento aberto ao público da obra foi motivada pela data, 3 de junho, quando se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Os participantes fizeram um trajeto de 4 km, com largada e encerramento no túnel, no sentido Ceilândia – Plano Piloto, passando pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

“É a largada para a inauguração do túnel com ciclismo por ser o Dia Mundial da Bike. Nada melhor que o lançamento começar com esporte, para mostrar que essa obra vai trazer mobilidade”, decretou o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.

Administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade: “É a largada para a inauguração do túnel com ciclismo por ser o Dia Mundial da Bike. Nada melhor que o lançamento começar com esporte, para mostrar que essa obra vai trazer mobilidade”

Para a realização dos eventos esportivos, estão sendo investidos R$ 200 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet e que foi encaminhado e executado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

“Foi um fomento que nós trabalhamos em tempo recorde para que esse evento acontecesse. Foi muito importante. É um valor considerável investido para que esse final de semana fosse do esporte”, afirmou o secretário executivo de Políticas de Esporte da SEL, Renato Junqueira.

Obra esperada

O coordenador do evento, Sílvio Pires, contou que a escolha do trajeto ser realizado dentro do Túnel Rei Pelé se deu por ser uma obra bastante aguardada pela população.

Coordenador do evento, Sílvio Pires disse que “nós juntamos o útil ao agradável. Pegamos essa obra magnífica e estamos permitindo às pessoas conhecerem a infraestrutura e praticarem atividade física”

“A cidade de Taguatinga tem um chamado muito forte para o esporte e também uma localização bastante atrativa para as demais regiões administrativa. Nós juntamos o útil ao agradável. Pegamos essa obra magnífica e estamos permitindo às pessoas conhecerem a infraestrutura e praticarem atividade física”, explicou.

A aposentada Luciene Chaves Barros, 58 anos, se inscreveu no passeio e na corrida de rua do Túnel Rei Pelé para poder conhecer a obra de perto: “Hoje é bicicleta, amanhã correndo e segunda-feira de carro. Acredito que vá melhorar o trânsito”

Foi o que fez a aposentada Luciene Chaves Barros, 58 anos. A ciclista se inscreveu no passeio e na corrida de rua do Túnel Rei Pelé para poder conhecer a obra de perto. “Foi muito bom. Só tenho a agradecer a Deus por participar desse dia, de mais uma inauguração em Brasília”, comentou. Moradora de Ceilândia Sul, ela espera usar a construção no dia a dia: “Hoje é bicicleta, amanhã correndo e segunda-feira de carro. Acredito que vá melhorar o trânsito”.

O porteiro Rubens Nascimento Silva, 46, levou a esposa e os filhos para o evento

O porteiro Rubens Nascimento Silva, 46, resolveu aproveitar o evento para um dia em família. Ao lado da esposa e dos filhos, ele participou do passeio e gostou da estrutura da obra. “Está muito bom, um trabalho excelente. Estão todos de parabéns”, disse. O pequeno Miguel se encantou. “Gostei”, disse ele, que nunca havia passado por um túnel na vida.

Programação

Neste domingo (4), as comemorações têm início às 7h com as corridas de rua, uma de 5 km, com 772 atletas, e outra de 10 km, que contará com 728 corredores, totalizando 1.500 inscritos. A partir das 10h, ocorre o desfile de carros antigos.

A inauguração será na segunda-feira, quando o governador Ibaneis Rocha fará a abertura da passagem de veículos. O Túnel Rei Pelé vai beneficiar mais de 135 mil motoristas que passam pelo centro de Taguatinga diariamente. Foram investidos R$ 275 milhões na obra.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever