17.5 C
Brasília
29 abr 2024 07:48


Aparelhos móveis de raios X otimizam tempo e recursos na rede

No Hospital Regional de Ceilândia (HRC), equipamentos agilizam atendimentos nas emergências e UTIs pediátrica e adulta. Saúde distribuiu, no total, 38 unidades aos hospitais

Tecnologia essencial para melhores diagnósticos e tratamentos adequados para os pacientes, a radiologia avançou e novos aparelhos auxiliam profissionais. Com a chegada de unidades de raios X digitais portáteis no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), a equipe relata que há mais agilidade no serviço e otimização dos recursos. O local conta, atualmente, com cinco aparelhos desse tipo distribuídos entre os setores de emergência e UTI pediátrica e adulta. No total, a Secretaria de Saúde (SES) distribuiu 38 equipamentos aos hospitais com investimento de emendas federais.

Os aparelhos ajudam a cobrir uma demanda média de cerca de sete mil exames mensais no HRC | Fotos: Alexandre Álvares/Agência Saúde

Além da melhor qualidade das imagens, os aparelhos móveis possibilitam um atendimento mais ágil aos pacientes com dificuldades ou nenhuma locomoção. Esses raios X ajudam a cobrir uma demanda média de cerca de sete mil exames mensais no HRC.

Gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico (Gamad) do HRC, Célio Ferreira explica que os aparelhos colaboram para melhor diagnóstico, reduzem gastos com métodos de alto custo e oferecem mais segurança, agilidade e eficiência nos laudos, uma vez que a imagem aparece instantaneamente no monitor. “Com apenas uma imagem, o médico consegue trabalhar com as funcionalidades que a máquina oferece e estabelece um parecer com mais rapidez e precisão”, conclui.

A responsável técnico-assistencial (RTA) da unidade Neonatal do hospital, Thalya Miranda, avalia que a aquisição dos novos equipamentos atende às necessidades da área. “Porque, na nossa rotina diária, precisamos que o exame seja realizado de forma rápida e que haja possibilidade de visualizar a imagem com qualidade.”

A responsável técnico-assistencial (RTA) da unidade Neonatal do hospital, Thalya Miranda, afirma que, na rotina diária, “precisamos que o exame seja realizado de forma rápida e que haja possibilidade de visualizar a imagem com qualidade”

Outros benefícios destacados pela médica são o conforto e, principalmente, a segurança para os profissionais de saúde e para os pacientes. “Não temos possibilidade de deslocar um bebê para a radiologia pelos riscos inerentes tanto de infecções quanto de transporte pelo risco altíssimo de sangramento cerebral pela trepidação”, exemplifica. Com o aparelho de raios X digital móvel, essas questões são solucionadas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever