25.5 C
Brasília
29 abr 2024 11:24


Servidores do GDF são capacitados para atendimento a mulheres vítimas de violência

Cerca de 230 trabalhadores da assistência social foram orientados pelo TJDFT sobre temas como dinâmica da violência e escuta especializada

Em mais uma etapa do projeto Maria da Penha vai à Sedes, cerca de 230 servidores participaram de capacitação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O objetivo da iniciativa é qualificar o atendimento das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a mulheres vítimas de violência doméstica.

“A capacitação traz um momento de reflexão sobre as nossas ações dentro da política de assistência social na prestação do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica”, enfatiza a assistente social da Sedes Marta Pessôa Pinto. “O intuito é desmistificar o senso comum, estereótipos ou valores pessoais que podem levar a pré-julgamentos, uma vez que a intervenção precisa ser técnica.”

Especialistas na área jurídica apresentaram conteúdos relacionados ao tema, com estudo de casos e orientações para encaminhamentos. “Os temas abordados nesse processo de formação trazem esclarecimentos técnicos e teóricos que qualificam a prestação dos serviços pelos trabalhadores de nossa secretaria – dessa forma, contribuindo para uma acolhida atenta e respeitosa, além de dar subsídios para que o servidor possa sentir segurança em atender, orientar e dar os devidos encaminhamentos de forma assertiva”, destaca Marta Pessôa Pinto.

Durante a capacitação, realizada na terça-feira (23), foram abordados temas como dinâmica da violência, atendimento não revitimizador, escuta especializada e fluxo de atendimento às mulheres em situação de violência.

O Maria da Penha vai à Sedes é dividido em quatro etapas. A primeira foi um ciclo de palestras para os servidores, seguida da capacitação junto ao TJDFT. Ainda há a previsão de uma avaliação da situação atual junto às equipes e da implantação de iniciativas junto à população a serem elaboradas levando-se em consideração o perfil social de cada região.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever