17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:21


Exclusivo: Vigilantes realizam parto de grávida em frente ao Centro Obstétrico do hospital de Santa Maria

Caso ocorre após grávida ser atendida sob alegação de estar com fortes dores e médica mandar de volta para casa

Por Kleber Karpov

Uma gestante entrou em trabalho de parto e deu a luz a um bebê, auxiliada por dois vigilantes, em frente ao Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na manhã desta quarta-feira (12/Mai). De acordo com informações de pessoas presentes, o caso ocorreu, após a usuária do SUS, ser atendida no hospital no hospital e a médica, não identificada, ter mandada a paciente de volta para casa.

Imagens cedidas ao Política Distrital (PD), por outra testemunha, sob sigilo de identidade, mostra os momentos em que a gestante deu a luz e os primeiros socorros realizados por profissionais de saúde do HRSM.

Vigilantes, parteiros

Em um áudio também recebido por PD, outra testemunha, relata o desespero da grávida e a realização do parto por dois vigilantes, praticamente colado a cerca do Centro Obstétrico do HRSM.

“A paciente tinha dado entrada no hospital, falou que estava com muita dor, só que a médica falou que não era a hora ainda e mandou voltar para casa. Aí, de frente mesmo [do HRSM] ali, virando, a bichinha saiu de pé, e quem fez o parto dela foi o vigilante, dois vigilantes. Aí depois chegou uma socorrista e uma enfermeira com a cadeira de roda só que o bebê já tinha nascido.”, relatou uma das testemunhas, disse ao apontar que um rapaz que passava na hora, retirou a camiseta para cobrir o recém-nascido.

O que diz o IGESDF

Por meio da assessoria de Comunicação, o Institudo de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), informou que “a paciente deu entrada no Centro Obstétrico do HRSM após o nascimento do bebê. O IgesDF acrescenta que a paciente realizava acompanhamento pré-natal na cidade de ocidental e foi prontamente atendida pela equipe do HRSM.”.

Atualizada as 11h03 de 24/05/2023, para inclusão da posição do IGESDF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever