28.5 C
Brasília
28 abr 2024 18:04


Ibaneis cria conselhos comunitários de segurança do Noroeste e Água Quente

Medida foi assinada pelo governador em evento com conselheiros no dia 18 e entra em vigor com publicação de portarias no Diário Oficial desta terça-feira (23)

Por Ian Ferraz

Os conselhos comunitários de segurança (Conseg) de Água Quente e do Noroeste estão oficialmente criados após a publicação de duas portarias no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (23). Com esses dois novos conselhos, o Distrito Federal chega à marca de 40 Consegs.

“Os Consegs são importantes mecanismos de consulta à população sobre as principais demandas de cada localidade, nos permitindo ações cada vez mais regionalizadas e próximas das necessidades das comunidades. A criação dos dois novos Consegs, determinada pelo governador Ibaneis Rocha, trará mais luz às necessidades específicas dos moradores do Noroeste e de Água Quente”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

A missão desses conselhos é acolher reclamações, denúncias, sugestões e informações da comunidade para, em seguida, encaminhá-las à Secretaria de Segurança Pública. A pasta, por sua vez, fica responsável pela atuação nas cidades e maior aproximação com a população.

“Estamos em processo de fortalecimento da participação da sociedade na elaboração de políticas de segurança pública. Os Consegs são importantes mecanismos de consulta à população sobre as principais demandas de cada localidade, nos permitindo ações cada vez mais regionalizadas e próximas das necessidades das comunidades. A criação dos dois novos Consegs, determinada pelo governador Ibaneis Rocha, trará mais luz às necessidades específicas dos moradores do Noroeste e de Água Quente”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Os Consegs têm caráter consultivo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam justamente como espaços para discussão e análise de problemas que impactam a vida da população na área de segurança pública.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a integração com a comunidade colabora na redução dos crimes nos últimos anos. Dados recentes apontam que o DF atingiu a menor taxa de homicídio dos últimos 45 anos e também diminuiu os crimes contra o patrimônio em 49%.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever