22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:18


Festival apoiado pela Neoenergia leva música de graça para seis regiões do Distrito Federal

Iniciativa promove apresentações do cenário instrumental em locais que não costumam receber esse tipo de programação. Deficientes auditivos terão equipamentos especiais para audição

Nesta terça-feira (16) começa a maratona de shows promovida pelo festival “DF-instrumental-FEST”, selecionado pelo programa de editais “Transformando Energia em Cultura”, uma realização do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC- DF). O evento democratiza o acesso à música instrumental ao promover 33 apresentações gratuitas de diferentes vertentes do estilo em seis Regiões Administrativas. O Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Estrutural, foi escolhido para estreia. De lá, a ação segue para Sobradinho, Gama, Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia, tendo fim no próximo dia 17 de junho.

Em duas sessões, às 10h35 e às 19h30, quatro shows são programados para a estreia: Duo Umbê, A Engrenagem, Horta Project e Pablo Fagundes e Marcus Moraes. Na apresentação matinal, o duo Umbê, formado pela guitarra de Rodrigo Bezerra e o pandeiro de Larissa Umaytá, apresenta faixas do álbum “De lá do Plano Alto” (2019). Na sequência é a vez do quinteto eletroacústico candango A Engrenagem, formado por Felipe Viegas (teclados), Filipe Togawa (piano), Henrique Alvim (guitarra), Pedro Miranda (contrabaixos) e Renato Galvão (bateria), tocar faixas do EP “Era pra ser relax”, lançado em 2023.

Pablo Fagundes e Marcus Moraes se apresentam na sessão noturna, comprovando a sintonia da gaita e o violão que se acompanham desde 2012. E encerra a programação a apresentação do trio de rock instrumental Horta Project, formado por Rodrigo Vegetal, Lucas Cuesta e Tiago Palma.

O “DF-instrumental-FEST” tem como missão levar apresentações de nomes relevantes do cenário instrumental do DF para locais que não costumam acolher este perfil de programação. O público de cada cidade, bem como sua experiência com lazer, foi levado em conta para a composição de uma programação diversa em termos de ritmos, estilos e formações artísticas.

Acessibilidade

O festival já nasce trazendo contribuições para o circuito de eventos do Distrito Federal, ao inovar em medidas que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência aos shows programados. Por meio de fones de condução óssea, pessoas com alguns tipos de deficiência auditiva podem ouvir parte do que é apresentado no palco. Os fones enviam som diretamente ao ouvido interno por meio de ressonâncias na caixa craniana.

O evento também dispõe de mesa vibratória que ressoam conforme a frequência das caixas de som, para que pessoas com deficiência auditiva mais severas possam “sentir o som” com as pontas dos dedos. Além destas medidas, o festival também dispõe de área, acessos, banheiros e atendimento exclusivos para pessoas com deficiência e tradução simultânea das apresentações para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

SERVIÇO

DF-Instrumental-Fest – Ciclo 2023 

16/05 – Estrutural
Shows: Duo Umbê, A Engrenagem, Duo Marcus Moraes e Pablo Fagundes e Horta Project
Local e horário: Auditório do IFB da Estrutural, sessões às 10h35 e às 19h30

20/05 – Sobradinho
Shows:
 Chorodelas, Duo Má vontade, Paula zimbres e Satanique Samba Trio
Local e horário: Parque Jequitibás, a partir das 15h

27/05 – Gama
Shows:
 Forró Red Light, Débora Zimmer, Orquestra Quadrafônica e FurmigaDub
Local e horário: SESC Gama, a partir das 16h30

03/06 – Cruzeiro
Shows:
 Trio Aretê, Duo TiFi, Cacai Nunes, Silivestre e Hamilton de Holanda Trio – lançamento do álbum Flying Chicken no DF
Local e horário: Aruc, a partir das 16h20

10/06 – Taguatinga
Shows:
 Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo
Local e horário: SESC Taguatinga Norte, a partir das 17h30

17/06 – Ceilândia
Shows:
 Aiure, Trio Aretê, Paula Zimbres, Bianca Gismonti, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Gypsy Jazz Club, Habacatus, Satanique Samba Trio, Hermeto Pascoal e Protofonia
Local e horário: SESC Ceilândia, a partir das 13h30

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever