28.5 C
Brasília
28 abr 2024 19:28


Hospital de Sobradinho recebe homenagem de primeira turma de medicina da UnB

Cerimônia de tributo é organizada por médicos e marca os 50 anos de formatura do grupo

Por Rafaella Felix

Alunos da primeira turma de medicina da Universidade de Brasília (UnB), junto à administração do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), realizam cerimônia que marca cinco décadas de sua formatura. Na época, a unidade hospitalar era o cenário de ensino dos ex-estudantes.

O diretor do hospital, Bruno Guedes, destaca que o objetivo da iniciativa é “resgatar as memórias e a história do HRS. Precisamos lembrar que a rede pública exerce um papel importante na formação dos médicos e que a própria comunidade auxilia na nossa construção como profissionais de saúde.”

A ação, voltada também à Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho (UISS) e à população de Sobradinho, ocorreu na última quarta-feira (26), no auditório do bloco materno infantil da unidade hospitalar. Na celebração, médicos que fizeram parte da turma universitária, entre 1965 e 1970; o secretário de Saúde da época, doutor Francisco Pinheiro Rocha, também responsável pela inauguração do HRS e pelo convênio com a UnB; servidores; residentes; e comunidade.

O reencontro estava planejado desde 2020, como conta o doutor Marcus Vinicius Ramos: “Quando completamos 50 anos de formatura, em dezembro de 1970, resolvemos homenagear a população de Sobradinho. O evento foi adiado por mais de dois anos em função da pandemia.”

Da esquerda para direita. Dr Máiron Lima, Murilo Rivetti, Dr Marcus Vinícius Ramos (alunos da primeira turma de medicina da UnB); Dr. Francisco Pinheiro Rocha, ex- Secretário de Saúde do DF e Dr. Joviniano dos Santos (também aluno da primeira turma). Foto: Agência Saúde-DF

Em uma volta ao passado, o ex-aluno da primeira turma da Faculdade de Medicina da UnB o doutor José Marques citou as antigas experiências hospitalares e os planos que colecionava na juventude. “Passamos períodos, em pequenos grupos, pelas áreas básicas da medicina: clínica médica, ginecologia-obstetrícia, cirurgia geral e pediatria. Pisar neste hospital novamente foi como voltar nessa época de jovens, iniciando nossos trabalhos, no sonho de nos tornarmos bons médicos e capazes de atender, aliviar e curar os necessitados.”

Já o doutor Kleber Luiz lembrou que o presente traz muito do que era a assistência ao público na sua época universitária: “Era medicina baseada na ciência e no humanismo. Com atendimentos realizados por equipes multidisciplinares, íamos nas residências dos pacientes e esse auxílio se estendia aos familiares”. Emocionado, o médico confessou que se perdeu na dimensão do HRS. “Rever a unidade e os colegas trouxe uma avalanche de sentimentos, sobretudo, os de gratidão e dever cumprido.”

Endossando o discurso, a pediatra e preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria no HRS, Renata Orland, explica que a celebração é uma oportunidade de inspirar ainda mais melhorias nos serviços atuais. “Acredito que a maior importância do evento é o resgate da nossa identidade, de onde o hospital começou. Essa memória é relevante para que os estudantes e residentes de hoje não apenas passem pelo HRS, mas se apropriem dessa identidade. E que isso se volte como esforço para melhorar cada dia mais a unidade”, enfatiza.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever