25.5 C
Brasília
28 abr 2024 21:58


Cofen deve apoiar formação de enfermeiros doutores do SUS

Nova edição do acordo de cooperação Cofen-Capes vai financiar também vagas de doutorado, além do mestrado profissional

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem aprovou hoje (25/4) novo acordo de cooperação técnica com a Coordenação de Programas de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Em sua quarta edição, o convênio Cofen/Capes vai financiar 400 vagas de mestrado profissional e 100 vagas de doutorado profissional para enfermeiros com atuação na rede pública ou instituições que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um orgulho formar mestres e doutores do SUS, como foco na prática, promovendo práticas avançadas e a melhoria a assistência de Enfermagem

“É um orgulho formar mestres e doutores do SUS, com o foco na prática, promovendo práticas avançadas e a melhoria na assistência de Enfermagem. Com o programa, estamos reduzindo o descompasso entre a formação dos profissionais e as necessidades da Saúde Coletiva”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos. Professora da UFPB e doutora em Medicina e Saúde, Betânia destaca que a excelência acadêmica potencializa os resultados, integrando pesquisa e prática.

“É um momento histórico, uma alegria ampliar o conhecimento científico por meio do mestrado e do doutorado profissional”, comemora a coordenadora da comissão de programa s pós-graduação stricto sensu, Mirna Frota. “Vamos consolidar as práticas avançadas, fundamentais para a resolutividade da atenção primária”.

Amazônia Legal

A nova edição do convênio mantém a modalidade fora de sede, que amplia o acesso nas diversas regiões do Brasil. “Nosso objetivo é reduzir os vazios assistenciais do enorme território brasileiro, assegurando que enfermeiros da Amazônia Legal tenham acesso à pós-graduações de excelência, com impacto na sua atuação assistencial”, explica a presidente.

Impacto na assistência

Maior programa de financiamento de mestrado profissional no Brasil, o convênio Cofen-Capes é referência. 479 enfermeiros já se graduaram mestres pelo programa.

“A previsão é que o edital de seleção das universidades seja publicado até junho, e a seleção dos primeiros pesquisadores aconteça ainda neste ano”, afirma Neyson Freire, fiscal do convênio. “Em breve, formaremos doutores em Enfermagem na modalidade profissional”, comemora a conselheira Silvia Neri.

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever