17.5 C
Brasília
29 abr 2024 07:14


Concurso SEDF: alteração da nota de corte terá amplo impacto na homologação final do resultado

Preparatório especializado em cargos voltados para a educação promove semana interativa para debater o tema

Por Luzinete Alves

Após a divulgação da lista preliminar de aprovados, o andamento do concurso da Secretaria de Educação do DF (SEDF), que previa mais de 810 vagas imediatas, sofreu uma reviravolta na última terça (28) após o Tribunal de Contas do DF ordenar a suspensão do resultado final. Tal medida se deu após a anulação de três questões pelo Instituto Quadrix, banca organizadora responsável pelo concurso, que  não realizou os devidos ajustes na pontuação dos demais itens válidos, que deve impactar diretamente na nota de corte necessária para a aprovação.

Segundo a Decisão do TCDF, a Quadrix teria apresentado indícios de irregularidade que resultaram no ferimento dos princípios da isonomia e da segurança jurídica dos candidatos. Sendo assim, a banca avaliadora deverá refazer toda a metodologia de cálculo antes de confirmar a lista de homologação. De acordo com o professor Carlinhos Costa, os concurseiros deverão ser pacientes pois, após a recontagem, os selecionados deverão participar do processo de heteroidentificação, causando uma demora maior na divulgação do resultado final.

“A anulação de questões sem os devidos ajustes acerca da pontuação permite que uma verdadeira corrente de frustração se instaure entre os concurseiros. Desse modo, muitos daqueles que já contavam com a aprovação podem perder as suas vagas na mesma medida em que outros que não tinham sido aprovados agora podem ser inseridos na lista de homologação final”, destaca o sócio-proprietário do preparatório “Os Pedagógicos”.

Webinário SEDF

Para dirimir as principais dúvidas a respeito dos últimos desdobramentos do edital da Secretaria de Educação do Distrito Federal, os professores William Dornela e Carlinhos Costa vão reunir,  a partir da próxima terça-feira (11), autoridades e especialistas para comentar os resultados do concurso que prevê, ao todo, mais de 4,4 mil vagas destinadas aos setores da educação brasiliense.

A série de webinários se inicia às 18h com o tema “Até quando vai a suspensão?”, onde o advogado especializado na área de concursos, Gustavo Salles, abordará as principais consequências da suspensão dos resultados. Já na quarta-feira (12), a subsecretária de Educação do Distrito Federal, Ana Paula Aguiar, abordará detalhadamente tudo o que tange ao universo das vagas temporárias e efetivas na Educação do DF.

Na quinta-feira, dia 13, a deputada distrital, Daisy Amarilio, palestrará sobre as diferentes legislações que envolvem os professores temporários e efetivos. A sequência de apresentações se encerra no dia 14 com o tema “Frustrado com a SEDF, e agora?!”, que será ministrado pelo professor André Biage com o intuito de traçar novas estratégias para minimizar os danos causados pela suspensão temporária da divulgação dos resultados.

“Em meio a tantas incertezas que envolvem as etapas finais do concurso, o Webinário SEDF vai proporcionar um ambiente acolhedor para que todos os concurseiros e alunos que realizaram a prova estejam cientes dos possíveis desdobramentos legislativos que podem surgir até a homologação final do concurso, que até agora permanece sem previsão”, ressalta o professor William Dornela.

Os Pedagógicos

Com mais de 300 mil inscritos no canal do Youtube, “Os Pedagógicos” surgiu da união dos professores William Dornela e Carlinhos Costa, que juntos administram uma das maiores plataformas de ensino voltadas para concursos públicos na área da Educação. Ensinando o conteúdo de forma imersiva e bem humorada, o canal do Youtube cobre uma grande variedade de assuntos e também fornece dicas valiosas para os concurseiros que sonham com a carreira pública. Além disso, possui um aplicativo digital de ensino totalmente gratuito que já conta com mais de 1000 aulas pré-gravadas.

 

Serviço

Os Pedagógicos

Aplicativo gratuito: app.ospedagogicosblog.com.br

Youtube: https://www.youtube.com/@OsPedagogicos

Instagram: https://www.instagram.com/ospedagogicos/

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever