17.5 C
Brasília
29 abr 2024 06:54


GDF Mais Perto do Cidadão atende mais de 3 mil pessoas no Riacho II

Primeira edição do programa contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão; objetivo é quadruplicar o atendimento à população, segundo a secretária de Justiça, Marcela Passamani

Catarina Lima

A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, realizado na sexta-feira (10) e neste sábado (11) no Riacho Fundo II, atendeu mais de 3 mil pessoas da cidade e de localidades próximas como Recanto das Emas e Samambaia. A segunda edição do programa está marcada para o dia 27 de março, em Ceilândia.

A secretária Marcela Passamani e a governadora em exercício Celina Leão, que destacou a importância de facilitar o acesso dos serviços públicos à população | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O programa é uma ampliação do Sejus Mais Perto do Cidadão, projeto criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). “Nós atendemos 200 mil pessoas no Sejus Mais Perto do Cidadão, e todo projeto que dá certo deve ser expandido para que se leve mais serviços às pessoas. O objetivo do programa é quadruplicar o atendimento para chegar a cerca de um milhão de atendimentos ao final desta gestão”, destacou a secretária Marcela Passamani.

A governadora em exercício, Celina Leão, esteve no Riacho Fundo II na manhã deste sábado (11) e destacou a importância da ampliação do programa e do caráter itinerante da iniciativa. “Muitas pessoas trabalham a semana inteira e não conseguem buscar atendimento. As pessoas precisam sentir que o governo do Distrito Federal quer atendê-las da melhor forma possível”, disse.

“Fui muito bem-atendido. Consegui tirar o documento que estava faltando”, disse o aposentado Antônio Maria da Silva

Celina aproveitou a oportunidade para falar de investimentos na saúde pública do DF. “No mutirão de cirurgias vamos operar 25 mil pessoas. Estamos lançando também, de forma complementar, os exames laboratoriais e de imagem que o GDF vai fazer na rede privada, no horário inverso, na madrugada, para que possamos também zerar as filas de pedidos de exames de imagem e de laboratório, para que a rede consiga atender sua demanda diária sem essa grande fila que hoje existe de usuários da saúde pública”, garantiu.

“Aprovo essa ação, atende pessoas que não têm condições de fazer um corte, por exemplo”, disse a vendedora Luiza Monteiro

No Riacho Fundo II, os serviços mais procurados foram a emissão de carteira de identidade e demais serviços do Na Hora, de saúde, como vacinação, e corte de cabelo e escova. O aposentado Antônio Maria da Silva, 81 anos, aproveitou para fazer uma nova carteira de identidade. “Cheguei cedo aqui, fui muito bem-atendido. Consegui tirar o documento que estava faltando”, disse.

Outros aproveitaram a ida do programa ao Riacho Fundo II para cuidar da aparência. A vendedora Luiza Monteiro, 25 anos, moradora do Recanto das Emas, foi à primeira edição do GDF Mais Perto do Cidadão para cortar o cabelo e fazer uma escova. “Vim procurar serviços de beleza e trouxe minha filha para brincar. O atendimento é muito bom. Aprovo essa ação, atende pessoas que não têm condições de fazer um corte, por exemplo”.

A administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, comemorou o fato de a primeira edição do programa acontecer em sua cidade. “Para nós foi um grande presente, tendo em vista que o aniversário da cidade já se aproxima. Como nossa população é carente de serviços do Na Hora, Caesb, a ação veio a calhar. Desde ontem, as pessoas não precisam se deslocar para cidades vizinhas para serem atendidas. O governo tem cuidado não só da nossa cidade, mas de todo o DF”, avaliou Ana.

O GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado nos seguintes eixos temáticos transversais: saúde, bem-estar e meio ambiente, acessibilidade e inclusão, justiça e cidadania; empreendedorismo e renda, cultura e educação, segurança coletiva, esporte e lazer.https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/03/11/gdf-mais-perto-do-cidadao-atende-mais-de-3-mil-pessoas-no-riacho-ii/

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever