27.5 C
Brasília
27 abr 2024 17:42


Celina Leão determina reforma da cozinha do Hospital de Base

Determinação de Celina Leão pode dar fim em impasse entre IGESDF e Salutar Alimentos, empresa fornecedora de refeições ao HBDF

Por Kleber Karpov

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (Progressista), fez uma visita as instalações da cozinha do Hospital de Base do DF (HBDF), na manhã desta quarta-feira (22/Fev), para conhecer de perto as condições do local. Acompanhada do secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo e da presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), a chefe do Executivo avaliou serem críticas as condições e determinou a  reforma do espaço.

“Percebemos uma grave situação, mas que felizmente não compromete o fornecimento das refeições dos pacientes. Diante do quadro observado nas instalações, determinei o início imediato dos serviços de reforma”, enfatizou a governadora em exercício.

A determinação da governadora, vai ao encontro ao apontamento, por parte do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), proveniente a vistorias realizadas nas 11 cozinhas industriais dos hospitais públicos do DF, o que incluiu o HBDF e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)(14/Set), ambos sob gestão do IGESDF. Reforma essa, do HBDF, avaliada, à época foi avaliada em R$ 2,5 milhões.

Problemas estruturais

Em relação a problemas estruturais da cozinha do HBDF, a nota técnica nº 30/22 do MPDFT destacou, dentre outras ponderações, as péssimas condições do vestiário dos funcionários e do piso da cozinha; sinais de infiltração no teto.

Sabotagem?

O caso chama atenção ainda por força de apuração, por parte do MPDFT, de possibilidade de haver indícios de sabotagem, atribuídas a parte de funcionários do IGESDF, em relação a Salutar Alimentação e Serviços Ltda, empresa prestadora de serviços alimentícios no HBDF.

O caso recebeu a cobertura, em 17 de fevereiro, de reportagem do portal de notícias, Metrópoles, intitulada MP vê indício de sabotagem em vistoria na cozinha do Hospital de Base. Vale observar que desde que a Salutar venceu a licitação de fornecimento de alimentação, a relação entre contratante e contratada se mostrou conturbada.

O IgesDF chegou a rescindir o contrato com a Salutar (Jun/2022), mas, cerca de um mês depois, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) mandou retomar o acordo. Em agosto, o MPDFT, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes, mas atestou, meses depois, que o IgesDF não estaria cumprindo as obrigações do acordo.

Mais confusão

No caso mais recente, em 22 de fevereiro, por meio de Comunicado Oficial publicado no site (Veja Aqui), o IGESDF informou estar surpreso em decorrência de “paralisação dos trabalhadores da empresa Salutar”. Isso porque os empregados da Salutar alegavam estar com os salários atrasados. Ocasião em que o IGESDF afirmou estar com os pagamentos em dia.

A Salutar, por sua vez, refutou a Nota Oficial que classificou de fake news, produzida “por meio de informações mentirosas noticiadas por supostos agregados ao IGESDF”. A empresa afirma estar a cumprir fielmente o contrato com o instituto e, embora não faça menção a atrasos de pagamento, alega ter dificuldades em receber da contratante.

Olhar atento

De um lado, o contrato de R$ 73 milhões, firmado em abril de 2021, entre o IGESDF e a Salutar, com validade de 24 meses está a menos de dois meses de expirar. De outro, a relação litigiosa entre contratante e contratada, apontam para uma improvável renovação contratual entre as partes.

Por essa premissa, a reforma do instalações da cozinha do HBDF, determinado por Celina Leão, pode ser providencial, e impedir que pacientes e servidores venham a ter mais transtornos com a novela das refeições no HBDF.

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever