28.5 C
Brasília
30 abr 2024 15:19


Reconstruindo Sorrisos: Projeto devolve o sorriso a mulheres vítimas de violência doméstica

Inscrições abertas até o dia 18 de janeiro

De acordo com o Instituto Maria da Penha, no Brasil, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal. Os números são impressionantes e geram marcas, muitas vezes, traumáticas. Desfiguradas, muitas não conseguem voltar ao mercado de trabalho e, mesmo as que estão empregadas, sofrem com a falta de autoestima decorrente de sua aparência pós-agressão.

Pensando nestas mulheres, os Institutos Omni e Brasil Sorridente criaram o Programa Reconstruindo Sorrisos. A ação é composta por um grupo de dentistas voluntárias que provê tratamentos odontológicos gratuitos a mulheres de baixa renda, que, em sua maioria, perderam os dentes em decorrência das agressões de seus companheiros.

Lendo pesquisas sobre violência contra a mulher, as responsáveis do Reconstruindo Sorrisos ficaram impressionadas com os relatos de que muitos agressores preferiam atingir as vítimas em locais específicos. A região da boca era o principal deles.

Dra. Andrea Oliveira, presidente do Instituto Brasil Sorridente e dentista do projeto, conta que sonhou em diversificar seus atendimentos. No projeto, a profissional terá essa oportunidade.

“Uma mulher que foi vítima de violência, que não tem condições e tem uma história de vida toda pautada nessa violência, quando você devolve o sorriso, você restitui a autoestima e a dignidade dela. Imagina essa mulher usar um batom e dar aquele sorriso libertador, é inesquecível para ela e para quem está atendendo”, conta Andrea. “Queremos facilitar a vida dessas mulheres que são, no projeto, a parte mais importante para nós. Depois de passar pelo tratamento, elas renascem”, conclui.

Quem pode participar?

De acordo com a assistente social e presidente do Instituto Omni, Elisângela Araújo, para receber o tratamento é necessário ter o boletim de ocorrência ou comprovante de entrada nos hospitais ou IMLs após as agressões. A seleção é feita levando em conta a situação social em que essas mulheres se encontram e também a gravidade das lesões. O projeto dá preferência a vítimas que já não vivam com seus agressores. “Se elas ainda estão com os agressores, elas podem voltar a perder os dentes”, explica.

Elisângela conta que, no primeiro momento, cerca de 20 mulheres serão selecionadas. A ideia é que mais mulheres sejam atendidas nas próximas edições. Ela conta ainda que pretende expandir o programa para nível nacional.

“É importante que o projeto chegue ao máximo de mulheres. Além de serem excluídas pela violência, elas são excluídas pela saúde bucal. A iniciativa permite não só o restabelecimento da autoestima, mas a possibilidade de voltar para o mercado de trabalho, tornar-se arrimo de família, ter a dignidade restabelecida”, afirma a assistente social.

Inscrições

Nesta primeira edição, os atendimentos ocorrerão na Cidade Estrutural, através de uma carreta móvel. As inscrições, no entanto, serão feitas através do Whatsapp (61) 98143-5757, entre os dias 04 e 18 de janeiro. As inscritas passarão por uma triagem e a partir daí começam os tratamentos que vão até o dia 20 de janeiro.

Embora o atendimento ocorra na Cidade Estrutural, mulheres de outras regiões poderão participar do processo.

Serviço: Projeto Reconstruindo Sorrisos
Inscrições: de 04 a 18 de janeiro.
Site: www.culttv.com.br
Início dos atendimentos: De 09 a 20 de janeiro
Local: Centro Olímpico da Cidade Estrutural
Informações: (61) 98143-5757
Realização: Cult TV
Apoio: Instituto Omni, Inst. Brasil Sorridente, Brasil Saúde.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever