27.5 C
Brasília
28 abr 2024 16:46


Enfermeira Augusta Brito (PT-CE) é segunda suplente que deve assumir vaga no Senado em 2023

Augusta Brito é enfermeira e assumirá vaga deixada por Camilo Santana, indicado como ministro da Justiça no próximo governo. Outra enfermeira, Ana Paula Lobato, vai ocupar a vaga de Flávio Dino, anunciado como ministro da Justiça

A Enfermagem brasileira vai contar com mais uma representante no Senado em 2023. A enfermeira Augusta Brito (PT-CE) vai assumir como suplente a vaga de Camilo Santana (PT-CE), após a indicação do político para o Ministério da Educação do próximo governo.

Deputada estadual pelo Ceará, a parlamentar tem 46 anos. Sua chegada ao senado amplia a representatividade política da categoria em um momento decisivo de busca pela efetividade da Lei 14.434, que institui o Piso Salarial da Enfermagem. Outra representante da Enfermagem, a enfermeira Ana Paula Lobato (PSB-MA), vai ocupar a vaga deixada por Flávio Dino (PSB-MA), anunciado como futuro ministro da Justiça.

Pauta histórica

Após décadas de luta da Enfermagem, a lei do piso, de autoria do senador Fabiana Contarato (PT-ES), foi aprovada por unanimidade no Senado e por ampla maioria na Câmara, unindo parlamentares de diferentes matizes, sendo fruto de ampla pactuação e diálogo. A implementação da lei foi suspensa pelo STF, em ação direta de inconstitucionalidade movida por entidades patronais.

Nesta terça-feira (21/12), o Senado aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 42/2022, que direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do fundo social para financiar o piso nacional da Enfermagem no setor público, nas entidades filantrópicas e nas instituições prestadoras de serviços que atendem pelo menos 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria, que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, vai à promulgação e pode resolver o impasse causado pela invalidação do piso.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

SourceCOFEN

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever