25.5 C
Brasília
29 abr 2024 11:42


Conselho de Saúde de Santa Maria aciona Leila do Volei para pedir recursos para UBS em Total Ville

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (11/Nov), a presidente do do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria (CRSSM), Denise Bastos, além dos membros da mesa diretora  Luiz Roriz e Rosangela Batista se reuniram com a senadora Leila do Volei (PDT-DF). O objetivo do encontro foi pedir apoio por parte da parlamentar na obtenção de recursos para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no setor Total Ville, situado naquela Região Administrativa.

Na rede social, Instagram, Denise Bastos, comentou a sensibilidade de Leila do Volei em relação a demanda da comunidade de Total Ville. “Sensibilizada com a demanda da comunidade e compreendendo a importância da construção da UBS, a Senadora Leila imediatamente se propôs a apoiar a causa e irá realizar todos os esforços necessário para que o sonho dessa comunidade seja alcançado.”, postou.

Ao Política Distrital (PD), Denise Bastos explicou que a comunidade local já coletou mais de 3 mil assinaturas, apenas da comunidade de Total Ville, para tentar sensibilizar, também o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e a secretária de Estado do Saúde, Lucilene Florêncio. Isso porque, segundo a presidente do CRSSM. Já existe um projeto básico, por parte da Novacap.

“Nosso intuito é que a secretária de Saúde, consiga junto ao governo, colocar essa obra como prioridade,  pois o governador colocou como prioridade a construção de 17 UBS. E a gente correu atrás para ver se conseguimos colocar mais essa como prioridade, para que essa obra saia”, disse ao explicar que a UBS de Total Ville deve reduzir a sobrecarga das demais que atendem a RA Santa Maria.

Conselhos de saúde

Os conselhos de saúde agregam membros que compõem a sociedade civil, representantes dos trabalhadores, entidades ligadas à Saúde, além de gestores, em níveis municipais, estaduais e nacional, para estabelecer regras e diretrizes a serem aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Responsável por definir ações e mudanças importantes no processo de gestão da saúde do Do Distrito Federal o Conselho de Saúde do DF (CSDF) e os conselhos regionais de Saúde (CRSDFs), protagonizaram, no DF, mudanças relevantes, em especial na gestão do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Dentre os exemplos dessas ações, estão a gestão de crise de falta de profissionais de enfermagem e de médicos, no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),  o impedimento de fechamento do Pronto Atendimento Infantil (PAI) n Hospital Regional do Gama (HRG) e até mesmo definições ao Legislativo, em relação a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde promovida pela Câmara Legislativa do DF (CLDF)(2016), ou ainda a instituição do então,  Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), atualmente, Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever