19.5 C
Brasília
27 abr 2024 06:57


Piso da enfermagem: acompanhe tramitação de projetos no Senado para garantir custeio de reajustes

Projetos visam garantir recursos para garantir custeio da implementação da lei do piso salarial da Enfermagem, sob pedido de Inconstitucionalidade no STF

Por Kleber Karpov

A pauta de votações do plenário do Senado, de quinta-feira (6/set), retirou o Projeto de Lei (PL) 798/2021 reabre o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, criado em 2016. Por outro lado, na terça-feira (4/Set), o plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/2022, que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social

O PL 798/2021, de autoria do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), propõe a reabertura, por 120 dias, do prazo de adesão ao programa que permite a repatriação de recursos não declarados. Sob relatoria de Renan Calheiros (MDB-AL), o projeto é uma das propostas que devem ajudar a custear o piso nacional da enfermagem.

O programa de repatriação de recursos, criado em 2016, por força da Lei 13.254, até o fim de 2017, repatriou ao Brasil cerca de R$ 175 bilhões. Com voto favorável, por parte do senador Renan Calheiros (MDB-AL), o PL não tem data para retornar à pauta de votações.

Enquanto isso…

O PLP 44/2022, aprovado em 4 de setembro, foi encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados. Projeto esse, que atualiza duas leis que autorizaram a transposição de saldos financeiros ociosos dos fundos, o que possibilita o uso de tais recursos, dentro das áreas de saúde e assistência,  para finalidades diferentes das originais.

Apresentada originalmente para disponibilização de recursos adicionais ao combate à covid-19 nos estados e municípios, com o PLP, a autorização, válida até o final de 2021, fica prorrogada para o final de 2023. Para Castro, essa foi a primeira solução apresentada pelo Senado que deve destravar o piso nacional da enfermagem.

“São recursos que já estão nos estados e municípios, e nós vamos apenas permitir que eles possam ter outra destinação, diferente daquela para a qual foram transferidas pelo governo federal, para que os entes subnacionais possam ter um reforço de caixa para fazer face a esse aumento de despesa que nós reconhecemos.”, disse Castro.

O senador estima que a prorrogação das transposições financeiras deve disponibilizar, de imediato, cerca de R$ 4 bilhões aos estados e municípios. Castro ponderou no entanto que a medida é apenas temporária, de modo a permitir aos entes, planejarem para assumir o pagamento do piso com recursos próprios no futuro.

O senador lembrou ainda a necessidade de o Congresso deliberar sobre saídas para ajudar o cumprimento do piso no setor privado e nos hospitais filantrópicos e santas casas.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever