18.5 C
Brasília
28 abr 2024 03:21


Hran prepara atividades para Semana de Atenção à Disfagia

A partir desta segunda-feira (21), população e profissionais de saúde podem participar de evento que esclarece sobre dificuldade para engolir

Para sensibilizar as equipes multiprofissionais na identificação da disfagia e dos fatores de risco para broncoaspiração, equipes do Hospital Regional da Asa Norte organizaram a Semana de Atenção ao problema de saúde. A programação tem início nesta segunda-feira (21) e prossegue até a quinta-feira (24). As ações fazem alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, lembrado em 20 de março.

Disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago. O evento programado para esta semana deve auxiliar a população a reconhecer esse sintoma, alertar sobre o risco para a saúde e divulgar medidas de prevenção.

A fonoaudióloga do hospital, Emília Diana Cavalcante Tolentino Nogueira, explica que apesar de não ser uma doença, a disfalgia pode trazer prejuízos às condições pulmonares e nutricionais. Isso porque pode causar desnutrição, desidratação e pneumonias aspirativas de repetição.

Essa dificuldade de deglutição é mais comum em idosos, pacientes com doenças neurológicas, pacientes com muito tempo de internação ou câncer de cabeça e pescoço, enfermos que necessitam de auxílio para alimentar-se. A disfagia acomete 16% a 22% das pessoas acima de 50 anos e alcança índices de 70% a 90% de distúrbios de deglutição nas populações mais idosas, trazem dados divulgados pelo Hran.

Principais sintomas

A disfagia está presente em 95% dos pacientes com Doença de Parkinson, dos quais apenas 15% a 20% percebem a limitação funcional. De acordo com a fonoaudióloga, a broncopneumonia aspirativa, causada pela dificuldade em engolir, é a principal causa de mortalidade na população parkinsoniana.

Os principais sintomas são: tosse ou engasgo ao engolir; dor ou incapacidade ao engolir; regurgitação; tempo prolongado para engolir; sensação de alimento parado na garganta; perda de peso; falta de interesse em se alimentar; pneumonias de repetição.

O evento é aberto ao público e para equipes multiprofissionais do Hran. Nesta segunda-feira, haverá às 19 horas uma live sobre os cuidados ao paciente disfágico no ambiente domiciliar. A transmissão será pelo Instagram da Liga de Fononcologia da Universidade de Brasília pelo endereço @lafounb.

No mesmo dia e na quinta-feira (24) há também programação específica para profissionais do hospital, com intuito de capacitar as equipes na identificação do risco de disfagia e do perfil do paciente que broncoaspira.

As fonoaudiólogas devem passar pelos andares demonstrando como reconhecer pacientes com o potencial risco. A programação foi desenvolvida pela equipe de Fonoaudiologia do Hran, em parceria com a equipe multiprofissional de terapia nutricional e com professores e discentes de fonoaudiologia da Universidade de Brasília.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever