21.5 C
Brasília
19 abr 2024 03:25


Sete hospitais terão salas de acolhimento para casos suspeitos de dengue

Objetivo é diagnosticar a doença precocemente, de modo a evitar complicações

Agência Brasília*

A partir desta quarta-feira (19), sete hospitais da rede pública de saúde do DF irão receber as Salas de Acolhimento para Casos Suspeitos de Dengue. Elas serão montadas nos estacionamentos das unidades e serão utilizadas no primeiro atendimento ao paciente com suspeita.

Receberão as salas os hospitais de Planaltina, Região Leste, Asa Norte, Guará, Gama, Brazlândia e Taguatinga. Tais unidades foram escolhidas por já terem sala de hidratação oral e venosa funcionando. Os atendimentos serão por demanda espontânea.

“Os pacientes suspeitos, sem sinais de alarme, serão acolhidos nas Salas de Acolhimento pela equipe composta de enfermeiro e técnico de enfermagem. Casos necessitem de exames laboratoriais, eles serão encaminhados ao hospital e a hidratação será iniciada. Casos não confirmados seguem acompanhados nas unidades básicas de saúde”, explica o secretário-adjunto de Assistência, Ricardo Tavares.

Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com dengue são classificados em grupos, de acordo com a gravidade do caso e o aparecimento dos sinais de alerta. Aqueles que já apresentam sinais de alarme presente e/ou de gravidades terão encaminhamento de internação em hospitais. Pacientes vindos de UBSs irão diretamente para o atendimento hospitalar.

O atendimento nas salas será feito de segunda a domingo, das 8h às 17h. “Importa frisar que o atendimento nas UBSs se mantém. Algumas com horário estendido até 22h. E, nas UBSs tipo II, com sala de hidratação também”, acrescenta Ricardo.

Prazo

A previsão é de que as salas funcionem pelos próximos 30 dias. Este prazo pode ser estendido, a depender da demanda de cada região administrativa.

“O objetivo é diagnosticar a dengue precocemente e iniciar o tratamento, evitando-se as complicações decorrentes da doença”, destaca o secretário adjunto.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever