Petrobras reajusta querosene de aviação

Aumento de 18% afeta setor aéreo

Por Kleber Karpov

O setor aéreo brasileiro enfrenta um novo desafio com o reajuste de 18% nos preços do querosene de aviação, anunciado pela Petrobras. O aumento, que entra em vigor em maio de 2026, corresponde a um acréscimo de R$ 1 por litro em relação ao valor do mês anterior.

O querosene de aviação é um combustível derivado do petróleo que representa quase metade dos custos das companhias aéreas. O preço do QAV é estipulado pela Petrobras mensalmente, sempre no dia 1º, e é influenciado por fatores como a guerra no Irã, que afeta a produção e o preço do petróleo no mercado internacional.

A Petrobras informou que vai permitir que as distribuidoras que atendem à aviação comercial possam parcelar parte do reajuste em seis vezes, com a primeira parcela a ser paga em julho de 2026. Essa medida visa preservar a demanda pelo produto e diminuir os efeitos do reajuste no setor de aviação brasileiro.

A guerra no Irã, iniciada em 28 de fevereiro, tem sido um dos principais fatores que influenciam o preço do petróleo no mercado internacional. O conflito tem afetado a produção de petróleo na região e tem levado a um aumento nos preços do barril.

O governo federal tem tomado medidas para tentar mitigar o impacto do reajuste nos preços do querosene de aviação. Em 8 de maio, o governo zerou as alíquotas dos dois tributos federais que incidem sobre o QAV, o PIS e a Cofins, até 31 de maio.

Além disso, o governo também está oferecendo R$ 9 bilhões em crédito para companhias aéreas, com recursos operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Nacional de Aviação Civil.

O setor aéreo brasileiro está acompanhando de perto o desenvolvimento da situação e trabalhando para minimizar os efeitos do reajuste nos preços do querosene de aviação.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Celina Leão reage a “diálogos de terceiros” com Daniel Vorcaro

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), utilizou a...

CriAtiva realiza no Guará, cursos gratuitos de comunicação, marketing e audiovisual

Por Kleber Karpov O projeto CriAtiva – Comunicação, Cultura e...

Destaques

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Mais de 31 mil lâmpadas são trocadas e ajudam famílias de baixa renda do DF a economizar energia

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília substituiu mais de 31...